Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Dilema na grande gripe

Afinal, Rodrigues Alves morreu da espanhola ou na espanhola?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O acaso gerou um dilema na Folha de quarta última (18). Neste espaço, escrevi sobre a gripe espanhola, que, entre setembro e novembro de 1918, matou cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. E aproveitei para esclarecer que o presidente Rodrigues Alves (1848-1919) não foi uma de suas vítimas. No mesmo caderno, o leitor se deliciou com a coluna de Elio Gaspari, em que ele simula uma carta de Rodrigues Alves a Jair Bolsonaro e, em certo momento, faz Alves dizer: "Eu deveria ter voltado à Presidência em 1918, mas peguei a gripe espanhola e morri". E agora?

Leitores escreveram perguntando quem tinha razão. Alguns tomaram partido por um ou outro colunista e uma ou outra versão. Afinal, segundo as enciclopédias e wikipédias, Rodrigues Alves morreu da gripe. Mas ouso discrepar.

Em 1916, Alves era governador de São Paulo quando a recorrência de um beribéri obrigou-o a passar o cargo para seu vice, o advogado Carlos Augusto Pereira Guimarães. Alves sabia de seu estado e já antevia o fim da carreira política, mas foi convencido por seu partido, o PRP (Partido Republicano Paulista), a disputar a Presidência. Elegeu-se em 1º de março de 1918 e preparou-se para a posse em 15 de novembro.

Seus problemas renais, respiratórios, gastrointestinais, musculares e de memória, consequências do beribéri, se agravaram durante o ano. Às vésperas da posse, muito debilitado, transferiu-a para seu vice, Delfim Moreira. Àquela altura, a espanhola já estava indo embora do Rio. Mas Alves contraiu uma gripe benigna, que piorou sua condição. Morreu em 19 de janeiro de 1919, quando a espanhola já desaparecera e a cidade, rediviva, se atirava freneticamente ao Carnaval.

Significa que tanto eu como Elio estávamos certos. Elio fez Alves dizer: "Peguei a espanhola e morri". Não disse que ele morreu DA espanhola. A espanhola matava em quatro dias —e Alves levou um ano para morrer.

O presidente Rodrigues Alves (1848-1919), que pegou a gripe espanhola e morreu - Palácio do Planalto/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.