Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Surdez por opção

Qualquer coisa contra Bolsonaro entra por um ouvido de seus apoiadores e sai pelo outro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sempre que Jair Bolsonaro encara formalmente uma câmera para o que considera um importante pronunciamento, tem a seu lado um intérprete de Libras. Que, como se sabe, é a Língua Brasileira de Sinais, dirigida aos, com todo respeito, surdos. O Brasil tem 10 milhões de surdos, e, não fosse pelo intérprete, eles seriam os únicos patrícios a gozar do privilégio de não escutar as mentiras e grosserias com que Bolsonaro brinda os ouvintes. Mas nem os surdos são poupados. As afrontas à nação são traduzidas para seus olhos.

Os surdos de verdade não têm nada com isso, claro. Os apoiadores de Bolsonaro é que parecem sofrer de deficiência auditiva. As denúncias de que seu governo está destruindo o meio ambiente, as relações internacionais, os direitos humanos, a educação e a cultura entram-lhes por um ouvido e saem pelo outro, sem um estágio interno que lhes permita registrar e refletir.

Ao fingir não escutar sobre certas atitudes de Bolsonaro —como as mamatas que ele dispensa a igrejas evangélicas, a tal ou qual rede de televisão e até ao Exército em troca de apoio político—, é como se esses apoiadores só tivessem orelhas, não ouvidos.

Mas a ideia de um intérprete ao lado de Bolsonaro não é má. Deveria ser até ampliada. Como não conhece limites e fala o que quer, agredindo minorias, leis e instituições, Bolsonaro é com frequência obrigado a desdizer-se. O que ele faz com flamejante cinismo, usando a velha alegação de que suas palavras foram "tiradas do contexto". Como suas palavras vivem sendo tiradas do contexto, Bolsonaro deveria ter a seu lado um profissional encarregado de atrelá-las ao contexto, para impedir que elas saíssem por aí, flanando por contextos inimigos.

Por enquanto, é a surdez. Mas, se o cerco apertar ao seu redor —como, digamos, a respeito de seus filhos—, Bolsonaro terá de exigir de seus apoiadores a lobotomia.

Bolsonaro e Michelle posam para fotos com surdos fazendo o sinal de "eu te amo"em libras. - Pedro Ladeira - 26.set.2019/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.