Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Ilha internacional

Um estoque de canções francesas, tangos, fados e boleros para o confinamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os menores de idade podem não acreditar, mas houve tempo em que a música popular não se limitava ao rock, jazz, pop, soul e rap. Todos os países tinham os seus ritmos e, até meados dos anos 60, eles circulavam entre si. Na vitrola de qualquer família brasileira rodavam tangos, boleros, mambos, fados, valsas vienenses, canções francesas e italianas e até música havaiana. Éramos particularmente cosmopolitas.

Por isso, e encerrando essa série de listas de discos a levar para uma ilha deserta —a quarentena—, eu capturaria também cantores internacionais sem os quais não gostaria de viver. O francês Yves Montand, por exemplo. Quem o conhece de "C'est Si Bon" ou "Paris Canaille" sabe o que quero dizer. Levaria também Georges Brassens, mas combinei com a Gato Preto ficar em um cantor por país.

Em termos, não? Da Argentina, eu não abriria mão de Virginia Luque, para cantar "Nostalgias" e "Cambalache", mas daria um jeito de contrabandear um grupo instrumental, o Sexteto Mayor, por sua interpretação de "Adiós Nonino". E, de Portugal, o fadista Alfredo Marceneiro, que tive a sorte de escutar a um metro de distância, numa quinta perto de Lisboa, em 1973, aos 85 anos, cantando o "Fado Cravo".
Boleros? Quem superava os cubanos? Eu levaria Antonio Machín, que arrasava em "Angelitos Negros" e "Piel Canela", e a fabulosa Freddy, com seus 150 quilos, que fez de "The Man I Love" "El Hombre Que Yo Amé" e estamos conversados. Mas sabendo que o chileno Lucho Gatica dos anos 50 e 60 também era difícil de bater —vide "Frenesi".

E tenha um susto ao descobrir a quase secreta chilena paulistana Madalena de Paula. Seu único álbum, "Sophisticated Lady", de 1979, em que ela canta em inglês, francês, espanhol, alemão e português, está inteiro na internet. Mas se só tivesse uma faixa —"Joana Francesa"— compensaria por todo mundo que eu deixaria para trás.

    Capas originais de LPs de Madalena de Paula (“Sophisticated Lady”), Alfredo Marceneiro (“The Fabulous Marceneiro”) e Virginia Luque (“La Estrella del Tango”)
Capas originais de LPs de Madalena de Paula (“Sophisticated Lady”), Alfredo Marceneiro (“The Fabulous Marceneiro”) e Virginia Luque (“La Estrella del Tango”) - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.