Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Retrato do soçaite

Samba que citava Thereza falava dos duros que levavam vida de ricos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A morte de Thereza de Orléans e Bragança, que o Brasil conheceu como Thereza de Souza Campos, foi notícia até no New York Times. Nos anos 50, ela formou com um operador bem relacionado nos bancos, Didu de Souza Campos, o casal talvez mais famoso do país. Eram tempos em que o chamado soçaite vivia na imprensa com seus jantares, roupas e viagens, vistos sem rancor e com indiferença pelos pensantes e com deslumbramento pelos demais.

Os obituários falaram carinhosamente de Thereza e disseram, claro, que sua morte foi o fim de uma era. E todos mencionaram a gravação por Jorge Veiga, em 1955, do samba de Miguel Gustavo, “Café Soçaite”, que a tinha como personagem.

Vários citaram a letra: “Doutor de anedota e de champanhota/ Estou acontecendo no café soçaite/ Só digo enchanté, muito merci, all right/ Troquei a luz do dia pela luz da Light./ Agora estou somente contra a Dama de Preto/ Nos dez mais elegantes eu estou também/ Adoro Riverside, só pesco em Cabo Frio/ Decididamente eu sou gente bem.// Enquanto a plebe rude na cidade dorme/ Eu ando com Jacinto que é também de Thormes/ Terezas e Dolores falam bem de mim/ Eu sou até citado na coluna do Ibrahim.// E quando alguém pergunta como é que pode/ Papai de black tie jantando com Didu/ Eu peço outro uísque embora esteja pronto/ Como é que pode? Depois eu conto...”

Metade da letra hoje exige tradução. “Champanhota” era uma reunião chique. A Dama de Preto, uma socialite antipática inventada por Ibrahim Sued. Riverside, um condomínio de luxo. “Gente bem” eram os colunáveis. Jacinto de Thormes, pseudônimo do colunista Maneco Muller. Tereza era a Souza Campos e Dolores, Dolores Sherwood, mulher de Jorginho Guinle. “Papai”, gíria da época significando a própria pessoa. “Estar pronto”, estar duro. E “depois eu conto”, um jeito de insinuar sem contar.

Era uma bela gozação, mas que o soçaite sabia ser real.

Thereza de Orleans e Bragança, que morreu aos 93 anos no Rio de Janeiro, em capa da Revista Manchete nos anos 50
Thereza de Orleans e Bragança, que morreu aos 93 anos no Rio de Janeiro, em capa da Revista Manchete nos anos 50 - Revista Manchete/Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.