Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Setembro dos meus anos

Em 1965, ter 50 anos era estar a um ou dois passos da eternidade. Mas, com Sinatra, não foi assim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Outro dia, em fins de setembro, botei para tocar um LP de Frank Sinatra: “September of my Years”. Sinatra o gravou em 1965, para os 50 anos que estava completando. Era um disco diferente. Nada de swing com metais por Billy May, nem para dançar ou estalar os dedos, mas um disco da maturidade, lindamente reflexivo, com sóbrios violinos por Gordon Jenkins e canções que diziam coisas. Diziam o que se passava na cabeça de um homem que vivera muitas vidas e se via agora a um ou dois passos da eternidade --- no setembro de seus anos.

Esse era o conceito do repertório: a reflexão. Entre as 13 faixas, a clássica “Last Night When We Were Young”, de Harold Arlen e Yip Harburg, já muito gravada, mas à espera de que Sinatra lhe desse a versão definitiva; a novíssima “It Was a Very Good Year”, de Erwin Drake, que só Frank poderia cantar (e ninguém mais se atreveu); duas jóias que ele aprendera com Mabel Mercer, “Hello Young Lovers”, de Rodgers e Hammerstein, e a então recente “Once Upon a Time”, de Charles Strouse e Lee Adams; e a canção-título, “September of my Years”, de sua dupla para toda obra, Jimmy Van Heusen e Sammy Cahn.

Em 1965, mesmo para Sinatra, 50 anos pareciam o começo do terço final —a expectativa de vida nos EUA era 70 anos. Em todas as memórias e biografias que li de gente dessa faixa naquela época havia certa resignação. Era como se soubessem que já não havia muito mais tempo para a fuzarca.

Mas com Sinatra não foi assim. Ele viveu outros 32 anos, durante os quais ainda namorou muito e gravou 21 novos álbuns, dois deles com Tom Jobim. Sobreviveu ao casamento com Mia Farrow, fez shows em toda parte, inclusive no Maracanã, e nadou todos os dias no Pacífico até pouco antes de morrer. O que só aconteceu em 1998, nos seus 82 anos.

Há muito que, na folhinha, também já deixei setembro para trás. Mas quem hoje marca o tempo pela folhinha?

LPs originais de Frank Sinatra, publicações a seu respeito e os ingressos do show no Maracanã em 1980, em foto de Heloisa Seixas
LPs originais de Frank Sinatra, publicações a seu respeito e os ingressos do show no Maracanã em 1980 - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.