Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

A fuga pelo assobio

O mundo se divide entre os que sabem assobiar e os que não sabem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tenho sido acordado todo dia por um passarinho cujo assobio entra pela janela e faz fiu-firiu fiu-firiu, fiu-fiu, fiu-fiu, fiu-fiu. Indagado, o porteiro João me informou que se trata do curió de seu colega do prédio ao lado. O bichinho, preto e de peito marrom, não tem um repertório muito variado. Acho até que só sabe assobiar aquela frase. Mesmo assim, ganha de mim por 1 a 0.

O mundo se divide entre os que sabem assobiar e os que não sabem, estes a grande maioria. Os que dominam a arte têm consciência de que são uma elite e tendem ao exibicionismo. Um cantor de ópera não interrompe um amigo numa conversa informal e dispara uma ária do "Rigoletto". Um trompetista não tira seu trompete do estojo e ataca de "O Voo do Besouro". Mas um assobiador, com falsa casualidade, começa a assobiar baixinho na nossa presença e, de repente, dá um show de vibratos, trêmolos e glissandos. Se isso já basta para nos esmagar, alguns ainda nos humilham com staccatos.

Imagine então os assobiadores profissionais, que gravavam discos. Os EUA tinham o impressionante Fred Lowery; o Brasil, o paulista William Fourneaut, o gaúcho Getúlio, o Assoviador, e o mineiro Silvio Silva, o Garoto Assobiador. Mas não se entusiasme --os dois verbos dizem a mesma coisa, e quem não sabe assobiar não sabe também assoviar.

Em "Sweeney Todd", grande musical de Stephen Sondheim, de 1979, em que um barbeiro degola seus clientes e estes se tornam o recheio das empadinhas vendidas por sua mulher, a heroína é uma jovem mantida presa pelo padrasto, que quer se casar com ela. Do lado de fora de sua janela gradeada, há uma gaiola com um passarinho que assobia o dia todo. Ela canta para ele: "Passarinho, ensina-me a cantar".

Farto de ver o mundo pela janela nesses intermináveis meses de quarentena, vou fazer como a personagem de Sondheim e pedir ao curió do vizinho que me ensine a assobiar.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.