Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Os médicos acordam para Bolsonaro

Mas falta que outras instituições brasileiras saiam de seu estupor e se manifestem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No domingo último (6), esta coluna se perguntou o que a comunidade médica, através de seus conselhos e sociedades, tinha a dizer sobre o papel de Jair Bolsonaro na tragédia da Covid-19. Já que muitos de seus membros votaram nele —sendo que, por suas qualificações acadêmicas, poderiam ter percebido que estavam elegendo um demente—, a experiência de nove meses de pandemia, a luta nas linhas de frente e o custo de até agora 180 mil vidas talvez lhes dessem finalmente subsídios para um posicionamento.

Esse posicionamento começou a surgir, provocado pela perda nesta semana por Covid do dr. Ricardo Cruz, brilhante cirurgião de cabeça e pescoço, aos 66 anos, no Hospital Samaritano, aqui no Rio. Nada faltou a Cruz em recursos médicos durante semanas de internação. Mas nem assim foi possível salvá-lo —porque o vírus não é uma "gripezinha".

Em nota oficial há dois dias, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro protestou contra a "miopia criminosa", a "política homicida" e a "desumanidade, negligência e criminosa irresponsabilidade de políticos e mandatários" no combate à doença —sem citar nomes, embora a referência à "falta de liderança" aponte fatalmente para o de Jair Bolsonaro.

É só um começo. Quando Bolsonaro for levado a responder por cada morte causada por suas atitudes diante da pandemia, precisaremos de especialistas para fundamentar as acusações. Mas não se pode esperar. Com quase mil mortes por dia e pelo desatino com que o governo trata a saúde, outras sociedades médicas, principalmente de caráter nacional, deveriam se manifestar.

E, como Bolsonaro não visa destruir somente a saúde, seria o caso de as instituições ligadas à educação, ao meio ambiente, à diplomacia, aos direitos humanos e à própria Justiça também acordarem de seu estupor e saírem em defesa do que acreditam. Ou em breve já não haverá muito o que defender.

O médico Ricardo Cruz
O médico Ricardo Cruz - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.