Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Pioneira da bola ao microfone

Num disco de 1932, Eugenia Moreyra 'narra' um Fluminense x Vasco imaginário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O espantoso é que ainda cause espanto. Como se há muito o futebol brasileiro não produzisse grandes jogadoras —Marta, Formiga, Tamires, Debinha, Andressinha, tantas mais—, as mulheres finalmente começaram a apitar os jogos dos marmanjos, somando-se às moças da TV: apresentadoras, repórteres de campo, comentaristas de jogo e de arbitragem e, agora, narradoras. Um dia, estarão à frente das federações e talvez tenhamos administrações mais limpas e sensatas.

Era para ser assim há mais tempo, porque as mulheres já estavam na torcida desde que o futebol chegou aqui, na virada para o século 20. E torciam com o mesmo élan dos rapazes, como se vê nas crônicas em que um apoplético Lima Barreto, com seu ódio ao futebol e ao esporte em geral, acusava as moças de disputarem com eles até nos palavrões.

Em 1919, o futebol brasileiro já tinha sua poeta, a carioca Anna Amelia Queiroz Carneiro de Mendonça (1896-1971). Era casada com o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, do Fluminense e da seleção, que lhe inspirou o poema "O Salto". Anna Amelia traduziu também um pioneiro livro de regras do jogo e era treinadora do time da fábrica de seu pai.

Só faltava uma pioneira do microfone. Pois ela acaba de aparecer. Num lote de discos 78 r.p.m. que comprou há pouco, o colecionador Cristiano Grimaldi descobriu um teste de gravação, de 3m23s, datado de 14/4/1932 e nunca lançado, contendo a voz da ex-repórter e atriz Eugenia Moreyra "transmitindo" um hilariante Vasco x Fluminense imaginário nas Laranjeiras. Nele Eugenia narra lances como os chutes do tricolor Preguinho contra o goleiro vascaíno Jaguaré e "vaza" o xingamento entre as torcidas, como devia acontecer nas irradiações dos jogos de verdade.

Eugenia (1898-1948), casada com o escritor Alvaro Moreyra, foi a mulher mais moderna de seu tempo. Modernidade que, vindo dela, tinha de incluir também o futebol.

Ficha do teste de gravação de Eugenia Moreyra, escrita na própria cera do disco - Cristiano Grimaldi
A lendária Eugenia Moreyra, primeira repórter brasileira, atriz e declamadora, em foto dos anos 1920 - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.