Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

A manobra continuísta

Em 1945, o Exército não permitiu que Getulio usasse sua polícia para continuar no poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Exército Brasileiro já foi mais cioso de sua autoridade junto às forças subalternas —a PM, por exemplo. Afinal, embora circule por aí a bordo de jipes e com trabucos no cinto, ela não passa de uma, literalmente, segunda divisão, não? E seus comandantes não têm cacife para dar palpite em política, já que isso é vedado aos próprios oficiais das forças superiores. Entende-se que, se um PM puder convocar manifestações de rua em um 7 de Setembro, um vendedor de biscoito Globo também poderá ordenar o corneteiro do batalhão a tocar “Alá-Lá-Ô” em vez da alvorada.

Em 1945, o ditador Getulio Vargas, tramando melar as eleições presidenciais marcadas para aquele ano e continuar no trono, nomeou seu irmão Benjamim Vargas (1897-1973), o notório Bejo, para a Chefia de Polícia do Distrito Federal, então no Rio. Cargo equivalente, hoje, ao de um hipotético comandante nacional da PM, só abaixo do ministro da Guerra e do chefe do Estado-Maior.

Todos conheciam Bejo Vargas pela cafajestice. Ia aos cassinos, punha o revólver sobre o pano verde e apostava —e, incrível, seu número sempre dava na boca do caixa. Chegava aos lugares falando alto, urinava em público, fazia propostas a mulheres acompanhadas e, se o marido ou noivo protestasse, ele mandava surrar. Até os Vargas diziam que Bejo “saíra direto do pasto para Copacabana, sem ter tido tempo para se civilizar”. E, claro, recebia “favores” de todos os que levava a seu irmão no Catete.

Quando Getulio o nomeou chefe de Polícia, o Exército viu ali o uso evidente de uma força armada para garantir o continuísmo. Era preciso agir. Com dois dias de articulações, os generais Goes Monteiro e Eurico Gaspar Dutra depuseram Getúlio e deram fim ao Estado Novo. Vieram as eleições, vencidas por Dutra, e a Constituinte de 1946.

Além de irmão do ditador, Bejo era também oficial do Exército. Mas jogava as instituições na rua, e isso o Exército não tolerou.

Passeata de estudantes contra o governo de Getúlio Vargas em São Paulo, em 1945 - Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.