Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Grave, sensual, quase parlando

Assim cantava Nora Ney --e, com tudo isso, foi a primeira no Brasil a gravar rock and roll

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Numa discussão, domingo (15), sobre versões brasileiras de canções americanas, perguntaram-me se era verdade que o primeiro artista brasileiro a gravar rock tinha sido Nora Ney (1922-94). A pergunta procedia porque ela era, então, um grande nome nacional, mas como a deusa do samba-canção. Pois foi isso mesmo: Nora gravou “Rock Around the Clock”, de Max Freedman e Jimmy de Knight, no estúdio da Continental, em Bonsucesso, aqui no Rio, no dia 24 de outubro de 1955. O disco, um 78 r.p.m., saiu duas semanas depois, como “Ronda das Horas”.

O título era sem sentido, porque “rock around the clock” significa “rock o dia inteiro”, “rock 24 horas seguidas” ou algo igualmente tétrico. Mas não fazia diferença, porque Nora gravou-o em inglês mesmo —a Continental queria se aproveitar do sucesso de “Sementes de Violência”, filme de Richard Brooks onde se ouvia a gravação original de Bill Haley e Seus Cometas, em cartaz nos Metros.

E por que escolheram Nora, mulher de madura beleza, 33 anos, em vez de uma sirigaita de chuca-chuca mascando chicletes de bola? Porque precisavam de alguém que soubesse cantar em inglês. E por que Nora, estrela das madrugadas do Copacabana Palace, com seu repertório de canções adultas e sóbrias, aceitou gravar aquela patetice? Porque era uma profissional.

“Ronda das Horas” não está em nenhuma das coletâneas que já se fizeram da obra de Nora. Nem é necessário. Com seu contralto sensual, quase parlando, ela era a cantora de “Ninguém me Ama”, “Preconceito”, “Menino Grande”, “Onde Anda Você?” e “Se Eu Morresse Amanhã”, todas de Antonio Maria e parceiros, “Bar da Noite”, de Haroldo Barbosa e Bidu Reis, “Solidão” e “Castigo”, de Dolores Duran, “De Cigarro em Cigarro”, de Luiz Bonfá. Grandes sambas-canção —a sofisticação por excelência da música brasileira.

De Nora Ney como cantora, saíram Doris Monteiro, Maysa, Maria Bethânia e Nana Caymmi. Precisa mais?

“Ronda das Horas”, com Nora Ney, um tom acima. Primeiro rock and roll gravado no Brasil, em 1955 --- Cristiano Grimaldi

LPs, CD e K-7 da cantora Nora Ney em diversas fases
LPs, CD e K-7 da cantora Nora Ney em diversas fases - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.