Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu

De repente, o monônimo

Eva, Salomé, Pixinguinha, Pelé, Madonna, Cazuza e Beyonce estão nessa categoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Monônimo. Descobri-o outro dia e embatuquei. O Aurélio não o registra. O Houaiss, sim. É a palavra que abrange um só conceito. Quando se trata de nomear pessoas, dispensa epítetos e apodos. Exemplos: Aristóteles, Platão, Pitágoras, para citar somente alguns gregos de nossa intimidade. Ou Carlitos, Oscarito, Cantinflas. Ou Xuxa, Beyonce, Anitta. A literatura tem muitos: D’Artagnan, Pinóquio, Capitu, Tarzan, Tintin, Zorro. Reais ou imaginários, todos, celebridades monônimas.

0
O ator Oscarito, exemplo de monônimo, ao lado de cartaz do filme "Papai Fanfarrão" (1956), da Atlântida Cinematográfica, com direção de Carlos Manga - Antonio Pirozzelli - 4.nov.1956/Folhapress


Monônimos eram Cleópatra, Esopo, Confúcio, Spartacus, Lampião. Os escritores franceses eram chegados: Molière, Voltaire, Stendhal, Colette. Mas não é assim tão simples. Não basta que o sobrenome se imponha ao nome. Shakespeare não é um monônimo, assim como Churchill, Picasso e Gandhi —para suas mães, eles eram Billy, Winston, Pablo e Mahatma. Nem Drácula, Hitler e Bolsonaro —algum incauto um dia já os chamou de Vlad, Adolf e Jair. E atenção: Michelangelo era um monônimo, mas Da Vinci, não —sua turma em Florença o tratava, sem a menor cerimônia, de Leo. Marlene, a grande cantora, era um monônimo; Emilinha, não —porque era também Borba. Jaguar, sim; Millôr (Fernandes), não.


Não se sabe por que, mas, em sociedades que adoram empilhar sobrenomes, alguns se eternizam por um simples nome, que pode ser um apelido, pseudônimo ou prenome, mas só um. E já começou cedo, com Adão e Eva. A Bíblia, aliás, é um dilúvio de monônimos: Deus, Abraão, Sansão, Herodes, Salomé, uns mil mais. A música popular também: Pixinguinha, Cartola, Jamelão, Maysa, Djavan, Cazuza, Prince, Björk, Madonna.


Os jogadores de futebol já foram mais mononinômonos: Zizinho, Pelé, Garrincha, Tostão, Zico, Romário. Hoje todos têm nome e sobrenome e só faltam entrar em campo com cartões de visita. Benzema e Mbappé são quase exceções.


Sou a favor dos monônimos. Nomes devem dizer coisas, não ocupar espaço.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.