Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

A morte com prescrição

Cresce no Brasil a dependência de analgésicos opioides

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É mais um daqueles rankings que nos obrigam a esconder a cara. Um levantamento realizado por órgãos internacionais em 2021, a respeito da política de drogas em 30 países, situou o Brasil em 30º lugar —atrás do Afeganistão (14º), em guerra há anos, e de Uganda (29º), um dos menores IDHs do planeta. A pesquisa não ficou nos desastres em que somos campeões, como tráfico e repressão. Incluiu também a medição das políticas de controle de saúde e de redução de danos pelos remédios controlados. Nesse item, a Noruega, em 1º lugar, somou 74 pontos; o Brasil, em último, nove.

E esse índice ainda pode piorar, com a revelação da Fiocruz de que 2,9% da população —quase 5 milhões de brasileiros— já usou analgésicos opioides pesados sem prescrição médica; que, nos últimos seis anos, segundo a Anvisa, a venda prescrita desses remédios cresceu 465%; e que isso se deve aos diagnósticos incorretos e irresponsáveis em clínicas e prontos-socorros. Não por acaso, o crescimento dos casos de dependência é nítido nas pesquisas. A reportagem de Cláudia Collucci na Folha de quinta (28) é assustadora.

Quantos médicos saberão identificar tecnicamente um dependente? Quantos não caem a todo instante no golpe da receita perdida, dos pacientes que chegam às emergências simulando dor ou dos que os levam a tratar com opioides doenças crônicas como enxaqueca ou dor lombar? Quantos aprenderam que, para essas pessoas, a droga não é mais para dar prazer, mas exatamente para atenuar os efeitos da abstinência, como taquicardia, hipertensão, sudorese, diarreia, insônia, tudo isso ao máximo grau —e dor?

Um dia, os opioides apresentam a conta, vide Michael Jackson, morto aos 50 anos, Prince (aos 57), Judy Garland (47), Carmen Miranda (46), Elvis Presley (42), Dinah Washington (39) e Jimi Hendrix (27).
Todos bem jovens, não? Mas certas dependências não gostam de esperar por suas vítimas.

Pílulas de medicamento feito à base de ópio em farmácia em Portsmouth, no estado americano de Ohio - Bryan Woolston - 21.jun.17/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.