Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Um pente para bigode

Objeto vindo do passado pode contar a história da República

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alguém me presenteou há dias com um objeto há muito aposentado e de que eu conhecia a existência, mas nunca vira um exemplar: um pente para bigode. Como não uso bigode, a amiga que me brindou com a preciosidade o fez com fins estritamente museológicos —segundo ela, o pente pode ser centenário e de origem ilustre. Ao recebê-lo, entendi. É um pente comum, como aqueles da marca Flamengo, mas sueco, de um metal pesado e resistente, apto a encarar as cerdas mais bravas que o desafiassem. E com o detalhe: um dente quebrado, provável reminiscência de uma batalha de que o bigode tenha saído vencedor.

Com isso, para mim, o pente ganhou significado ainda maior. De quem seria o bigode que o desfalcou? Como o passado foi um festival de barbas, bigodes, suíças e cavanhaques, pensei logo na óbvia possibilidade —que tivesse pertencido a um dos presidentes da Primeira República, a maioria portadora de vastas barbaças e todos, de formidáveis bigodes.

Consultei as enciclopédias e, pelo visual, não cheguei a nenhuma conclusão. O pente poderia estar no toucador de qualquer um daqueles homens. Já pelo lado político, havia suspeitos disparados: Floriano Peixoto (1891-1894), o Marechal de Ferro, que impôs o estado de sítio, fuzilou adversários e bombardeou o Rio; Arthur Bernardes (1922-1926), que também governou sob estado de sítio, fechou jornais e bombardeou São Paulo; e Washington Luiz (1926-1930), cuja vaidade, ambição e arrogância ("Comigo é na madeira!") cavaram sua queda. Os bigodes desses três teriam sido capazes de enfrentar aquele pente.

O primeiro a dispensar o bigode para governar foi Getúlio (1930-1945). Desde então, exceto por Jânio (1961), Costa e Silva (1967-1969), Sarney (1985-1990) e Lula (2002-2010) —não que o bigode os ilibasse—, todos os ocupantes do Catete ou do Planalto tinham a cara lisa.

E não uma, mas as duas caras. Ou as três do atual.

Pequeno pente de ferro usado para pentear bigode com um dente faltante
Pente para bigode que Ruy Castro, que não tem bigode, ganhou da amiga Patricia Chafir Cohen - Patricia Chafir Cohen

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.