Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

E aquela do W. C. Fields?

Um dos comediantes mais amados do cinema americano seria impossível hoje

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Um homem que odeia crianças e cachorros não pode ser mau de todo", disse W. C. Fields. Como??? Antes que você fique indignado e pare de ler: "Minha senhora, a criança dura de engolir ainda não nasceu. Ponha-a para ferver durante algumas horas e ela ficará tenrinha e suave." E não, não feche ainda o jornal. Ele disse também: "Charles Dickens foi o homem mais corajoso que já existiu. Teve dez filhos no tempo em que eles não significavam deduções no imposto de renda".

Acredite ou não, Fields (1879-1946) foi um dos comediantes mais amados do cinema americano. As famílias dos anos 30 e 40 o adoravam. Mas era outro cinema, outra América e, pelo visto, outras famílias. Hoje, seu personagem, sempre com uma frase no canto da boca contra toda espécie de instituição —casamento, polícia, política, religião, temperança—, não seria possível. Na época, as pessoas não achavam que aquele senhor gordinho e de cabelos brancos pudesse ser mau de verdade.

"Acredito no nó indissolúvel do casamento, desde que ele esteja bem atado em volta do pescoço da mulher". Ou: "Case-se com uma mulher que goste da vida ao ar livre. Assim, se você a atirar pela janela, ela sobreviverá". Ou: "Meu peixe favorito? Uma piranha na banheira da minha ex-mulher". Ou: "É uma pena que os rinocerontes não sejam comestíveis. Eles não são mais duros do que carne de sogra na noite de folga da cozinheira".

Fields era famoso por beber, tanto na tela quanto fora dela: "Sempre trago comigo uma garrafa, no caso de ver uma cobra —que também sempre trago comigo"; "Uma mulher me levou a beber. E nunca tive a dignidade de lhe agradecer por isso"; "Sou capaz de extremo autocontrole. Não bebo nada mais forte do que gim antes do café da manhã"; "Mostre-me um homem que não beba e eu lhe provarei que ele é parte camelo".

E, quando lhe perguntaram por que nunca bebia água, respondeu: "Peixes fodem nela".

 Pôster, LPs com gravações originais e livros de e sobre W.C. Fields
Pôster, LPs com gravações originais e livros de e sobre W.C. Fields - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.