Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Bolsonaro falando sozinho

Mas os crimes em seu discurso para os embaixadores podem ter sido uma cartada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para Jair Bolsonaro, neste momento, a pior forma de solidão deve ser a companhia dele mesmo. Encerrado seu sketch cômico no Alvorada contra as urnas eletrônicas, viu que estava falando sozinho. Nenhum dos embaixadores o aplaudiu e, ao sair dali, todos alertaram seus governos para a possibilidade de uma versão roceira da arruaça de Donald Trump em 6 de janeiro de 2021. Habituado a governar no tapa, Bolsonaro pode ter sentido a mão se voltar contra a sua própria face.

O presidente Jair Bolsonaro caminha pelo Palácio da Alvorada ao lado do ex-ministro general Braga Netto. - Pedro Ladeira - 18.jul.22/Folhapress

Nas 48 horas seguintes, o Departamento de Estado dos EUA, escolado em trumpices, declarou que as eleições brasileiras são um modelo para o hemisfério e o mundo. A mídia internacional repudiou em massa a encenação e organismos da área econômica insinuaram que uma aventura, de inspiração óbvia e desfecho conhecido, não fará bem aos negócios do Brasil.

Mas a pior goleada é a que Bolsonaro está levando ao ser desautorizado por presuntivos aliados. Juízes, promotores, Polícia Federal, procuradores da República, ministros do TCU, servidores da Abin, o presidente do STF Luiz Fux e até o anfíbio presidente do Senado Rodrigo Pacheco. Todos defenderam o sistema brasileiro de votação. Os milhares de candidatos aos diversos cargos em outubro sabem que, se Bolsonaro melar a eleição, a deles também escorrerá pelo buraco. E, por fim, militares da ativa, talvez cansados dos contorcionismos a que são obrigados pelo bufão, mandaram dizer ao STF que acreditam na lisura das eleições. O que mais falta para um desembarque geral da canoa de Bolsonaro?

Mas suponha o seguinte. Isolado, sabendo-se desde já derrotado e sujeito a ver o sol nascer quadrado, sua fala para os embaixadores terá sido uma carta decisiva. Os crimes embutidos nela o levariam de propósito a um processo que o impediria de concorrer —senha para a súcia tirar os canos do armário e sair à rua para matar (ou morrer) por ele.

Eu disse que era uma suposição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.