Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Rindo com Augusto Aras

Como acontece com os grandes cômicos, basta seu nome para nos divertir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grande comediante é aquele que, à simples menção de seu nome, as pessoas riem. É como se sua capacidade de nos divertir e fazer felizes, mesmo que por uma hora e meia, nem se discutisse. Todos os povos têm e tiveram os seus: Carlitos, Os Três Patetas, Oscarito, o mexicano Cantinflas, o italiano Totó, o português Raul Solnado, Jerry Lewis, Chico Anysio, Jô Soares, Woody Allen, muitos mais. Ninguém os supera, mas o procurador-geral da República Augusto Aras merece ser lembrado.

O procurador-geral da República, Augusto Aras - Lúcio Tavora - 11.jul.22/Xinhua


Sempre que o apresentador de televisão descreve mais um crime de Jair Bolsonaro —quebra de decoro, abuso de poder, racismo, homofobia, mentir, atentado contra a Constituição, incitação à violência, genocídio, corrupção—, ouvimos que caberá a Aras apreciar a acusação e decidir se autoriza a investigação. Ao escutar isto, os milhões de brasileiros que assistem ao jornal explodem numa risada. Infelizmente, ela não é provocada por uma pirueta do cômico, uma frase de efeito ou sua fachada de seriedade enquanto o cenário desaba. Mas a risada desses milhões também não é de prazer. É de sarcasmo.


Sabem que o procurador-geral ficará em silêncio pelos dias seguintes e, depois de pensar no caso, mandará arquivá-lo por falta de motivos. Bolsonaro sairá assobiando como sempre e os jovens brasileiros saberão mais uma vez que, aqui, pode-se fazer o que se quiser. E, no entanto, o procurador terá exercido todas as qualidades que admiramos naqueles artistas: a pirueta impossível, a frase de efeito e a expressão impassível enquanto o país desaba.


No momento em que escrevo, às 12 horas de quinta-feira (21), ele estará completando 84 horas de silêncio desde que Bolsonaro usou um espaço da República e seu aparato oficial para acapachar a Nação (ou seja, reduzi-la a capacho) diante da representação estrangeira. Se a Aras for dada a incumbência de apreciar o caso, não tenha dúvida.

Ele o apreciará muito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.