Samuel Pessôa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV) e da Julius Baer Family Office (JBFO). É doutor em economia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Samuel Pessôa
Descrição de chapéu Europa União Europeia

Por que os EUA são mais desiguais do que a Europa?

Europeus pré-distribuem renda antes do Estado; americanos redistribuem mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Das experiências mais desconcertantes, chegando a ser desconfortável, é nos depararmos com um resultado que contraria a visão de mundo que temos. Mas é das experiências mais ricas que podemos ter. Ensina-nos a tolerância e a duvidar sempre de nossas certezas.

Sabe-se que a economia americana é muito mais desigual do que a europeia. O resultado ocorre quer comparemos os EUA com cada país da Europa ou quando consideramos a Europa como um único país.

Minha visão de mundo sempre foi que a maior desigualdade americana se devia ao menor Estado de bem-estar social que há por lá. Bem de acordo com uma visão social-democrata, nos Estados Unidos a tributação é menor, assim como a oferta de seguros públicos.

Cédulas de euro - Gabriel Cabral - 24.jan.2019/Folhapress

A Europa, por sua vez, escolheu maiores cargas tributárias para que o Estado tenha mais recursos para oferecer seguros públicos. Como resultado, parte da maior desigualdade americana segue da menor redistribuição pelo Estado. Essa também é a visão aceita pela literatura.

Será publicado no próximo fascículo da revista de economia aplicada da American Economic Association o artigo "Por que a Europa é mais igualitária do que os Estados Unidos?".

Os autores, Thomas Blanchet, Lucas Chancel e Amory Gethin, são do Laboratório da Desigualdade Mundial da Escola de Economia de Paris, instituição que conta com a liderança do popular e respeitado pesquisador francês Thomas Piketty.

A partir de uma cuidadosa conciliação de diversas pesquisas para inúmeros países, o trabalho inverteu a visão estabelecida. A diferença de desigualdade entre os EUA e a Europa é maior quando se consideram as rendas das pessoas antes do Estado —isto é, antes do pagamento dos impostos e dos recebimentos dos serviços públicos e transferências— do que após o Estado. O Estado americano redistribui mais do que o Estado europeu!

De alguma maneira, que o trabalho não elabora —o objetivo do trabalho é unicamente estabelecer um fato estilizado (já é uma enorme contribuição)—, a Europa pré-distribui renda. Como? Não sei. Será necessário muito trabalho para sabermos. Há duas possibilidades, pelo menos.

A primeira, mais ortodoxa, sugere que o sistema educacional europeu é mais eficiente em igualar as oportunidades. O Estado europeu priorizaria igualdade de oportunidades, e o Estado americano, igualdade de resultados.

A segunda, mais heterodoxa e complementar à anterior, sugere que a regulação do mercado de trabalho e a intervenção do Estado no processo produtivo na Europa garantem bons empregos para todos (ou quase todos). Aguardemos os próximos capítulos.

A diferença no resultado deveu-se ao emprego de diversas pesquisas. Tradicionalmente a literatura de desigualdade trabalha com as pesquisas domiciliares, como a nossa Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), conduzida mensalmente pelo IBGE. Essas pesquisas geraram a visão tradicional de que o Estado europeu redistribui mais do que o americano.

O trabalho recente adicionou dados do órgão das receitas federais, que conseguem enxergar melhor os ricos, e os dados de contas nacionais, que permitem enxergar os impostos indiretos e o lucro empresarial após o pagamento de impostos.

Antes da intervenção do Estado, os 10% mais ricos nos EUA recebem 45,7% da renda e 34,3% na Europa, uma diferença de 11,4 pontos percentuais. Após o pagamento de impostos e as transferências, os números são, respectivamente, 37,1% e 30,4%, uma diferença de 6,7 pontos percentuais (queda de 41% da diferença entre as regiões).

O Estado americano redistribui mais do que o europeu nas duas pontas: a tributação é mais progressiva, pois menos dependente de impostos indiretos; e o gasto público é mais focado nos pobres.

Vivendo e aprendendo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.