Samuel Pessôa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV) e da Julius Baer Family Office (JBFO). É doutor em economia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Samuel Pessôa
Descrição de chapéu Selic Banco Central

Semana dos bancos centrais

No Brasil, Copom começa a enxergar a economia caminhando para o pleno emprego

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na quarta-feira (21), houve a divulgação da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central do Brasil e a do seu equivalente americano, o Fomc.

Na decisão doméstica, a grande dúvida era se haveria uma subida a mais de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, ou se o Copom pararia em 13,75%. Parou com decisão não unânime.

A novidade mais importante na divulgação foi o reconhecimento no comunicado de que havia um risco altista para a inflação, não identificado anteriormente, de "um hiato do produto mais estreito que o utilizado atualmente pelo comitê em seu cenário de referência, em particular no mercado de trabalho".

Sede do Banco Central, em Brasília - Pedro Ladeira - 4.mai.22/Folhapress

O Copom começa a enxergar a economia e, em particular, o mercado de trabalho caminhando para o pleno emprego. Trata-se de cenário novo e benfazejo que não se via desde a saída de nossa grande crise de 2014 até 2016.

No entanto, do ponto de vista do controle da inflação, a economia a pleno emprego gera novas preocupações e pode demandar retomada do ciclo de elevação da Selic, se a inflação não ceder em 2023 como esperado pelo Copom. De fato, a decisão de parar o ciclo de alta veio com o aviso de que o comitê retomará as elevações da Selic se necessário for.

As novidades maiores vieram com a decisão do banco central americano, conhecido por Fed. A taxa de juros, como se esperava, subiu 0,75 ponto percentual e agora se situa entre 3% e 3,25%.

A cada três reuniões, os membros do Fomc apresentam suas previsões para crescimento da economia, desemprego, inflação e para a taxa de básica de juros, que lá se chama Fed Funds (FF). As novidades vieram na divulgação das projeções. A mediana dos membros do Fomc reconheceu que o ciclo de alta levará as FF para entre 4,25% e 4,5% no fim deste ano e para entre 4,5% e 4,75% no fim de 2023. Os juros provavelmente ficarão mais altos do que se esperava e por mais tempo.

Os juros mais elevados produzirão crescimento da economia abaixo do potencial e, consequentemente, a taxa de desemprego elevar-se-á em aproximadamente 0,7 ponto percentual, para 4,4%, saindo dos atuais 3,7%.Em vista da experiência histórica, a alta do desemprego enxergada pelos membros do Fomc é relativamente pequena. Em geral, níveis elevados de inflação como os atuais requerem esfriamento maior da economia para quebrar a inércia inflacionária.

Na sessão de perguntas e respostas que tradicionalmente se sucede à divulgação da decisão do Fomc, o presidente do Fed, Jerome Powell, foi diretamente questionado a esse respeito: por que no atual ciclo seria diferente?

Jerome elencou três motivos: 1) o fato de o desequilíbrio do mercado de trabalho ter um componente elevado de excesso de vagas, que, com a normalização pós pandemia, pode diminuir; 2) o fato de as expectativas apontarem inflação na meta a longo prazo; 3) e o fato de haver componente importante do atual processo inflacionário que é fruto de choques de oferta que se reverterão nos próximos meses (de fato já estão se revertendo).

A aposta do Fed de uma desinflação pouco dolorida dará certo? Ninguém sabe. Saberemos aproximadamente em abril de 2023, quando os choques tiverem em grande medida se revertido. Minha aposta: quando chegarmos lá, descobriremos que o grau de inércia da inflação americana é maior do que se imagina e talvez teremos que ver FF a 5%-5,5%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.