Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Filmes de máfia inspiram rótulos de cervejaria

Títulos tirados de longas como 'O Poderoso Chefão' dão charme às criações da Mafiosa

Quem já brincou de fazer uma cerveja no canto da cozinha já deve ter tido a sensação de fazer algo quase clandestino. Se o cervejeiro for fã de filmes de máfia, então, a associação com a Lei Seca é quase imediata. Daí para batizar sua cervejaria de Mafiosa foi um pulinho para Guilherme Matheus.

Com cerca de três anos no mercado, a Mafiosa, cervejaria cigana de Valinhos, tira do cinema sua inspiração para rótulos e nomes engraçadinhos. 

A IPA Drino, infelizmente, saiu de cena —o rótulo que usava a cara de Marlon Brando em “O Poderoso Chefão” (Il Padrino em italiano) poderia causar algum transtorno para os chefões de verdade. E sabemos que isso nunca acaba bem. Ela deu lugar a Don Drino, uma american IPA com bom equilíbrio entre malte e lúpulo, com amargor moderado. Essa é uma das três cervejas de linha da marca, ao lado da double IPA Consiglieri e da american wheat A Noiva (homenagem ao não tão mafioso assim “Kill Bill”).

Mas a novidade é uma cerveja “de sobremesa”, a russian imperial stout Leave the Gun! Take the Cannoli (“deixe a arma, pegue o cannoli”), batizada em homenagem a uma das muitas frases cultuadas de “O Poderoso Chefão”, no caso, proferida pelo capanga Clemenza —reza a lenda que só a primeira parte da sentença estava no roteiro, mas o diretor Francis Ford Coppola adorou o caco.

Leave The Gun!... chega às lojas cervejeiras nesta segunda (23). Com uma base bem maltada, puxando mais para o chocolate do que para o café, a bebida traz ingredientes que remetem ao cannoli, como a baunilha e o pistache. Provavelmente Clemenza levaria a cerveja também.

Cervejas da coluna de Sandro Macedo para a revista sãopaulo
Divulgação/Arte: Lais Battiato

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.