Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

'Round 6' é café pequeno perto do 'Round 38' do Campeonato Brasileiro

Hernán Crespo e Felipão foram os últimos eliminados dessa produção futebolística nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Batatinha frita 1, 2, 3”. Quem está no planeta Terra já deve ter pelo menos ouvido falar de “Round 6”, série sul-coreana exibida na Netflix que tem batido recordes mundiais de audiência no streaming.

No programa, 456 jogadores precisam passar por seis jogos (seis rounds) que remetem a brincadeiras de criança, mas com uma diferença. Quem perder, é eliminado... de verdade. A sangria desatada já começa com o primeiro jogo, quando uma boneca gigante repete a frase “batatinha frita 1, 2, 3” e vira a cabeça. Quem se mexe, dança, resumidamente.

Parece aterrorizante, mas é café pequeno para quem acompanha o Campeonato Brasileiro. Aqui, sim, é tensão garantida no nosso “Round 38”. Funciona assim: pode cair o técnico que foi mal, que foi mais ou menos, que tiver pouco tempo para implantar a filosofia nova, que não quis manter a filosofia antiga, que não conseguiu treinar, que teve jogadores indisponíveis por contusão ou convocação, que o dirigente não foi com a cara, que foi malcriado em entrevista, que foi muito sensível em entrevista, que reclamou de salário, que irritou empresário… enfim, são vários os motivos que podem levar o treinador a perder a cabeça.

O técnico Hernán Crespo grita durante jogo do São Paulo
Hernán Crespo durante jogo do São Paulo - Alexandre Loureiro - 12.set.21/Reuters

São 38 episódios, de 900 minutos cada um, geralmente. A regra nem sempre é clara. Tem time que já brincou 26 vezes, outros, 23. Mas 15 treinadores das 20 equipes participantes já foram eliminados. Alberto Valentim foi defenestrado no episódio 1, pelo Cuiabá, e após um empate. Caiu invicto no campeonato. Uma mistura de drama, terror e comédia.

Dos últimos dois eliminados, deu até um pouco de pena. Luiz Felipe Scolari, veterano, já jogou e venceu mais de uma vez. Poderia estar aposentado, com seu polpudo prêmio em dinheiro. Mas não, viciado na adrenalina, quis brincar de novo. E foi eliminado do time do coração, o Grêmio, com direito a goleiro chorando no pós-jogo.

E Hernán Crespo? “Penso que vou ficar aqui 10 anos”, disse esses dias. Hermano ingênuo. E olha que ele tirou o São Paulo da fila de títulos –nessa hora Paulistinha também vale, claro. Era o mais elegante na beira do gramado, que garbo. Se esforçava para falar em português nas entrevistas, às vezes mais até do que quem fala português. Mas está há meses pagando a conta do esforço pelo título estadual, além de ter irritado empresário de jogador mimimi –não se pode aborrecer essa gente. Perdeu a cabeça “em comum acordo”. Aham.

E o “Round 38” ainda é mais aterrorizante porque o participante que morreu, pode voltar. Praticamente uma mistura de “Round 6” com “Invasão Zumbi”, outra produção sul-coreana de sucesso. Veja Rogério Ceni, morto pelo Flamengo no episódio 10, já ressuscitou e deu até treino na calada da noite, em plena quarta-feira, 13.

Apenas seis jogadores continuam brincando desde o episódio 1 da temporada atual: Abel Ferreira (Palmeiras), Cuca (Atlético-MG), Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Maurício Barbieri (Bragantino), Sylvinho (Corinthians) e Marquinhos Santos (Juventude). Mas ainda dá tempo de mais eliminações.

Orgulho dos dirigentes do Juventude. Briga contra o rebaixamento desde nem sei quando, mas mantém Marquinhos Santos firme e forte (até a conclusão deste texto, pelo menos).

Maurício Barbieri é atualmente o mais longevo, seguido de perto por Abel Ferreira, mas ambos estão envolvidos em finais continentais. Se perderem… “batatinha assando 1, 2, 3”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.