Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Boa sorte ao perdedor da final entre Flamengo e Palmeiras

Resultado da decisão da Libertadores jogará um dos times numa crise imediata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imagine o maior torneio do continente sendo decidido entre o campeão da penúltima edição contra o campeão da última. Seria praticamente uma final dos sonhos. Uma Champions League entre Bayern de Munique e Chelsea? Jogaço garantido.

Mas você consegue pensar que o perdedor desse jogo entraria em crise? O cargo de Thomas Tuchel, professor alemão do Chelsea, correria risco após duas finais consecutivas pelo clube inglês?

Corta para final da Libertadores. É até difícil explicar para um cidadão que não conhece a realidade do futebol brasileiro, mas o derrotado do duelo entre Palmeiras (atual campeão) e Flamengo (vencedor de 2019) cairá em uma crise imediata.

O tema já foi mencionado pelos colegas/ídolos PVC, Juca Kfouri e Tostão, mas é de uma cretinice tão absurda que precisa ser abordado novamente.

Rony e Rodrigo Caio duelam pela bola aérea na final da Supercopa, em abril
Rony e Rodrigo Caio duelam pela bola aérea na final da Supercopa, em abril - Evaristo Sa - 11.abr.2021/AFP

Caso o Palmeiras perca –o mesmo Palmeiras que foi campeão dramaticamente da Libertadores neste ano, em janeiro, com gol nos acréscimos–, o professor luso Abel Ferreira provavelmente perderá junto a paciência que lhe resta e deve deixar o clube e o país. "Desta terra não levo nem a grama sintética" poderá ser sua última sentença. A presidenta Leila promoveria a famosa barca para despachar parte do elenco. O time será recebido com protestos das destorcidas organizadas, que pedirão a cabeça de fulano, o pé esquerdo de beltrano, o rim de sicrano e por aí vai…

E o Flamengo, o nosso PSG tupiniquim –o mesmo Flamengo que foi campeão dramaticamente da Libertadores de 2019 com gol nos acréscimos–, escaparia ileso de uma derrota no estádio Centenário de Montevidéu? Nem por decreto. O professor gaúcho Renato Portaluppi provavelmente deixará o clube de R$ 200 milhões sem nenhum trofeuzinho.

Se bobear, Marcos Braz será obrigado a passar o Natal e o Ano-Novo em pleno continente europeu pandêmico para buscar um novo técnico.

Destorcidas organizadas vão apelidar algum jogador de "chinelinho" e não aceitarão uma derrota para um time de elenco inferior –crítica que poderia ser feita contra qualquer adversário.

A única explicação para um gringo compreender esse cenário seria: dear friend, por aqui não se aceita chegar em segundo. Resta desejar boa sorte e juízo… Ao perdedor.

The Best

A Fifa divulgou a pré-lista dos 9 jogadores + Cristiano Ronaldo + Messi ao prêmio The Best, de melhor da temporada passada. Se o prêmio fosse dado antes do início da temporada atual, a campanha por Jorginho (Chelsea/Itália) seria forte. Mas este escriba acha no mínimo estranho dar a honraria para o jogador que não é nem o melhor volante de seu time, no qual joga um tal de Kanté. E qualquer mortal que levar o prêmio que não seja Salah, será injusto.

Mas o prêmio só será revelado no ano que vem. Esse povo da Europa consegue demorar mais que uma Libertadores para dar um prêmio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.