Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Precisamos falar sobre Hulk

Se Tite tem paciência com pequeno Couto, ainda deve dar nova chance ao craque do Brasileiro?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esqueça Bruce Banner. Até o Google se rendeu. O primeiro que aparece ao pesquisar por Hulk no site de buscas é o nosso querido Givanildo Vieira de Sousa, o melhor jogador do Campeonato Brasileiro e provavelmente o símbolo da conquista do Atlético Mineiro, cada vez mais próxima.

Na vitória de 3 a 0 contra o Corinthians, Hulk chegou ao 12º gol –um belo gol, aliás–, o que o coloca na artilharia do Brasileiro, ao lado de Gilberto (do Bahia). E isso não é tudo: entre os melhores assistentes, o atleticano está em terceiro, com 7; atrás apenas de Artur (Red Bull Bragantino), com 8, e Gustavo Scarpa, (Palmeiras), com 13.

Hulk comemora gol na vitória sobre o Corinthians, no Mineirão
Hulk comemora gol na vitória sobre o Corinthians, no Mineirão - Washington Alves - 10.nov.2021/Reuters

Não se pode dizer em voz alta que o Atlético já é o campeão simplesmente por conta da danada da matemática. Mas é difícil imaginar o time de Minas perdendo dez pontos nos próximos sete jogos, incluindo Juventude em casa e Grêmio (desesperado ou rebaixado) na última rodada. Os gênios do calendário também conseguiram colocar como rivais o Athletico Paranaense, quatro dias antes de uma decisão continental, e o Palmeiras, quatro dias antes de uma decisão continental.

Alguns ainda apontam o uruguaio Arrascaeta como o jogador mais regular do torneio. Considerando como o Flamengo cai sem ele, até poderia ser. Mas considerando também que Arrascaeta mais desfalca do que joga, vou de Hulk.

E aos 35 anos –um a mais que Messi, um a menos que Cris Ronaldo–, Hulk nunca precisou mostrar tanto sua força como na primeira temporada de volta ao Brasil. O jogador acabou de chegar a sua 60ª partida com o Atlético. Antes, a vez que mais tinha atuado por um clube havia sido na temporada 2010/11, com 53 jogos pelo Porto.

Mas ainda fica a dúvida: Hulk está tão bem porque o Campeonato Brasileiro é muito fraco? Ou vai bem por que a fase é boa mesmo? Ou os dois?

Tem gente que já fala em uma nova chance para o atacante na seleção brasileira para a Copa de 2022, onde temos vaga praticamente fixa para os melhores atacantes que quase não marcam gols do mundo: Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

Hulk em ação diante do Chile, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014
Hulk em ação diante do Chile, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014 - Sergio Perez - 28.jul.2014/Reuters

E o que precisa para ter uma chance na seleção? Jogar bem pelo clube? Aparentemente, não. Vide a reconvocação de Philippe pequeno Couto.

Mas Hulk é também aquele que esteve na Copa de 2014. No mesmo Mineirão que hoje grita seu nome, foi testemunha ocular dos 7 a 1 –saiu no intervalo, quando estava apenas 5 a 0. Um amigo me mandou nesta semana o vídeo de Hulk perdendo sua cobrança na disputa por pênalti contra o Chile, pelas oitavas de final, e que acabou não fazendo falta. Na cobrança, Hulk dá uma bomba no meio do gol. E o goleiro defende com os pés. O comentário do amigo foi: "Ele bateu tão forte na bola que não deu tempo do goleiro pular para o lado". Não é mentira.

Mas quem sabe Hulk está mais calibrado...

Tite já convocou Hulk nessas Eliminatórias, mas não dá ainda para dizer que o atacante foi testado em campo. Entrou aos 39 minutos do segundo tempo contra o Peru (vitória por 2 a 0). Se Tite tem paciência para testar pequeno Couto, ainda deve dar uma nova chance para o craque do Brasileiro? Afinal, o Brasil só tem teste daqui para frente, e está precisando de um herói.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.