Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo
Descrição de chapéu
Sandro Macedo

Corinthians de 2012 ou Palmeiras de 2022, quem seria melhor?

O time atual do Chelsea é melhor que aquele de uma década atrás, individualmente e coletivamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de coincidências entre o Mundial de Clubes de 2012 da Fifa, último conquistado por um não europeu, o Corinthians, e o Mundial atual deve fazer astrólogos, numerólogos, adivinhólogos e chutólogos subirem na parede.

A maior de todas é óbvia, o rival: Chelsea. E muitos rapidamente foram comparar os Blues de 2012 com os Blues de 2022, com ampla vantagem para o time atual —pior para o Palmeiras.

Aquele Chelsea de 2012 já estava até eliminado da Champions League corrente e trocou o técnico pouco antes do torneio. Quem comandou o time no Japão foi Rafa Benítez, melhor técnico para brasileiros na história do Mundial.

Fernando Torres, Danilo e Paulo André disputam a bola na final do Mundial de 2012, no Japão
Fernando Torres, Danilo e Paulo André disputam a bola na final do Mundial de 2012, no Japão - Ricardo Nogueira - 16.dez.2012/Folhapress

O time atual é melhor individualmente, e muuuito melhor coletivamente —e isso não diminui um centímetro da façanha do Corinthians.

Para completar o alinhamento dos astros, o Palmeiras também enfrentou o mesmo Al Ahly na semifinal —e sofreu bem menos em campo, com uma vitória por 2 a 0; o Corinthians, numa noite gelada testemunhada por este escriba, fez 1 a 0.

Mas se é claro que o Chelsea atual é melhor, quem você escolheria em um mano a mano entre o Corinthians do Japão e o Palmeiras de Abu Dhabi?

No gol dava para fechar o olho e escolher qualquer um. Cássio foi terceiro goleiro na Copa de 2018 e poderia ter sido já em 2014; Weverton será o terceiro goleiro na Copa deste ano. Empate técnico.

Pensando em uma linha defensiva com quatro jogadores, entre os laterais, o time alvinegro tinha Alessandro e Fábio Santos, o de vida eterna; o time alviverde joga com Marcos Rocha e Piquerez. Neste guichê, ficamos com Alessandro do lado direito e Piquerez do lado esquerdo —o uruguaio oferece outras opções táticas que podem ser úteis nos 90 minutos.

Dos quatro zagueiros —Chicão, Paulo André, Gustavo Gómez e Luan—, o Palmeiras tem o melhor, Gómez, e o pior, Luan (que fez boa partida contra o Al Ahly). Deixaria o paraguaio com Chicão, que também fazia golzinhos de falta.

Dupla de volantes, sem pensar muito: o jovem Danilo, do Palmeiras, e o ofensivo Paulinho, do Corinthians, com todo respeito aos descartados Ralf e Zé Rafael.

Na parte ofensiva, o Corinthians tinha Jorge Henrique e Emerson, com o peruano Guerrero mais centralizado —o homem do gol do título. O Palmeiras tem Raphael Veiga e Dudu, com Rony correndo por todos os lados. Vou de Dudu e Veiga —que merecia chance na seleção—, complementados por Guerrero. O peruano não tem a mobilidade de Rony, nem desperdiça as chances de Rony.

E tem o 11º homem, quase um coringa, que pode jogar atrás, no meio, na frente, na bola parada e na bola rolando. O do alvinegro era o já experiente Danilo, o do alviverde é Gustavo Scarpa.

Apesar de toda a versatilidade do palmeirense, Danilo foi monstruoso no Mundial de 2012. Parecia que corria menos que todos os outros 20 jogadores de linha e sempre estava no lugar certo. Era quase um técnico em campo.

Então vamos lá, os "11 fantásticos" em campo seriam: Weverton/Cássio, Alessandro, Gómez, Chicão e Piquerez; Danilo (do Palmeiras) e Paulinho; Dudu, Danilo (do Corinthians) e Raphael Veiga; e Guerrero. Hmmmm, e o técnico?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.