Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Itaú precisa mandar um Pix para Abel

Técnico do Palmeiras erra o nome do Ituano e rende brincadeiras com o banco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Além de ótimo técnico, o professor Abel Ferreira gosta de números e estatísticas, e não só as que envolvem o jogo. Nesta quarta, após vitória do Palmeiras contra o Ituano, falou que o time jogou a 100%, mas o estádio estava apenas com 70% da lotação. Achou o déficit injusto e chamou a torcida para empatar essa equação.

Mas quem fechou a conta no azul foi outra instituição financeira —além da Crefisa—, o Itaú. Ao ponderar sobre o rival de Itu, o professor luso chamou o time de Itaú, arrancando risos dos presentes na coletiva de imprensa pós-jogo. "O melhor ataque era esse do Itaú… do Ituano, desculpem, é que tenho conta no Itaú", falou Abel.

O Ituano foi eliminado com a derrota. Mas o Itaú continua ganhando com a brincadeira. Em seu perfil oficial no Twitter, mudou o nome para "Ituan, ops Itaú".

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - Franklin Jacome - 11.mai.21/Reuters

Depois, a instituição financeira continuou brincando nas respostas de uma postagem: "Cabeça fria, Pix quente", tuitou o banco, fazendo graça com o título do livro recém lançado de Abel ("Cabeça Fria, Coração Quente"). Em outro tuíte, quando um internauta falou que eles ganharam mais um seguidor, respondeu "todos somos um", de novo referência ao comandante palmeirense —ou o responsável pelas redes sociais do Itaú acompanha futebol com frequência ou é palmeirense… ou os dois.

Em tempos de SAF, com várias empresas de olho grande nos clubes mal administrados do Brasil, por que o Itaú não entra no jogo? E que tal comprar o próprio Ituano, que já vem da cidade com rompantes de grandeza? Não deve ser muito mais caro que o Cruzeiro… Aliás, a cada dia que passa, se descobre que pouca coisa é mais cara que o Cruzeiro. Se demorar mais um pouco, o Cruzeiro provavelmente vai acabar pagando para Ronaldo, o Nazário, administrá-lo.

Só quem não deve ter ficado muuuuuito feliz com a popularidade do Itaú na brincadeira foi a Sicredi. Olha aqui um fato curioso: você sabia —você que não trabalha na Meio & Mensagem— que o torneiozinho de São Paulo vendeu o nome para a instituição financeira? Pois é, o nome oficial do campeonato, usado por absolutamente ninguém, é Paulistão Sicredi.

Assim que saiu o sorteio para a repescagem europeia da Copa-2022, quase todo mundo começou a lamentar que Itália e Portugal ficaram no mesmo grupo e, portanto, uma das duas cairia no confronto direto.

Este Macedo olhou com desdém. A Macedônia do Norte é a Islândia deste ciclo, não dá para duvidar. É a mesma Macedônia que na fase de grupos derrotou a Alemanha, resultado que deu a ela a chance de lutar pela repescagem.

E pela segunda Copa seguida, a Itália está fora. Agora, após perder para a Macedônia em casa, por 1 a 0, sofrendo gol aos 92 minutos. A mesma Itália que ganhou a Eurocopa no ano passado.

Tudo bem, não foi justo, mas ninguém achou que a Macedônia fosse encarar a Itália de frente. Foi quase um Chelsea x Palmeiras. Foram mais de 30 finalizações, e 16 delas foram bloqueadas pela defesa, parecia jogo da Superliga de Vôlei. É bom os portugueses não subirem nos tamancos. Se bem que duas zebras seguidas, é difícil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.