Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Começa a matemática do segundo turno do Brasileiro

As notícias são auspiciosas para os torcedores do Palmeiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A segunda metade do Campeonato Brasileiro começa repleta de notícias auspiciosas para os palmeirenses.

Para começar, da série "há males que vem só para prejudicar bem", graças ao VAR do jogo contra o São Paulo pela Copa do Brasil, o time teve uma semana inteira livre em relação aos principais concorrentes pelo título nacional —mas o Fluminense terá o mesmo privilégio na semana que vem.

Abel Ferreira nem saberá o que fazer com tanto tempo livre para a equipe que mais entrou em campo neste ano —recomendo uma maratona com a série "All or Nothing" no streaming, com o Tottenham de José Mourinho; acabou em "nothing", mas é divertida.

Abel Ferreira tem tempo para descobrir que o Tottenham de José Mourinho acabou em "nothing" - Carla Carniel - 2.jul.22/Reuters

Para quem adora misturar superstição com coincidência, o campeão do ano passado estreou no Brasileiro perdendo em casa para um time cearense (Atlético Mineiro 1 x 2 Fortaleza); neste ano, o Palmeiras perdeu no Allianz Parque por 3 a 2 para o Ceará no round 1.

A tabela já esteve mais embolada, mas depois das duas últimas rodadas deu uma espalhadinha. Com 39 pontos, o Palmeiras tem 4 de frente para o Corinthians; 5 para o Fluminense; e 7 e 9, respectivamente, para os temidos Atlético Mineiro e Flamengo —este escriba não acredita que o Athletico-PR terá força para ser o campeão, mas crê que o time de Scolari poderá se dar melhor nas copas (Libertadores ou do Brasil).

Se o Palmeiras repetir os mesmos 39 pontos no returno, só perderá o título se o rival mais próximo fizer pelo menos 43 pontos —e descontar o saldo de gols. Em 2021, o Atlético Mineiro fez 42 pontos em cada turno para fechar o campeonato com 84.

Ou seja, para um time ser campeão, tem que fazer mais do que o Atlético Mineiro fez no returno do ano passado, ou precisará contar com uma queda de rendimento do líder. Neste momento, não está com cara de que a primeira coisa vá acontecer… nem a segunda.

O intrépido Flamengo de Jorge Jesus fez incríveis 48 pontos no returno de 2019, 9 pontos a mais que o alviverde no primeiro turno deste ano. Curiosamente, o Palmeiras tem 9 pontos de vantagem para o rubro-negro. Sendo assim, o time do Rio precisa de um segundo turno à la Jesus para chegar ao título.

Com 78 pontos nos dois turnos (39+39), o Palmeiras seria um campeão bem melhor do que o Flamengo de 2020 (71 pontos), mas bem pior que o lendário Fla de 2019 (90), e ficaria atrás também do Palmeiras de 2018 (80), o que não importa nada para os palmeirenses matemáticos.

Atenção, os árbitros da cabine do VAR de Flamengo x Athetico-PR desapareceram, ou tiveram intoxicação alimentar e foram parar no VARso sanitário; ou foram abduzidos. Só uma dessas opções explicaria a catastrófica omissão no jogo de quarta, no Maracanã. Se você topar com algum deles, ligue para a CBF, ramal Seneme.

Acreditamos neste guichê que a melhor solução para a arbitragem brasileira seja entregar logo a revisão eletrônica para a Central do Apito dos canais Globo —sempre é bom lembrar que esta coluna contém ironia.

Round 38 - Atualização

Com o início do segundo turno neste fim de semana, não são muitos os sobreviventes. Depois das recentes demissões dos hermanos argentinos Antonio "Turco" Mohamed, do Atlético Mineiro, e Fabián Bustos, do Santos, agora temos nove técnicos vivos desde o round 1, com mais 19 rounds pela frente. Os sobreviventes são: 5 estrangeiros (3 portugueses, 1 argentino e 1 paraguaio) e 4 brasileiros (contando Dorival Jr., que trocou de brinquedo, mas não perdeu nenhuma rodada).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.