Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

As espertezas de Seu Panini no álbum da Copa

Organizador das figurinhas do Mundial mostra malandragem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É provável que a pessoa mais ansiosa pela convocação para a Copa do Mundo, depois da mãe do jogador, claro, seja o senhor Panini, ou Seu Panini —vamos chamar de Seu Panini a pessoa que cuida da seleção dos jogadores que vão para a pré-convocação da Copa, leia-se álbum de figurinha.

Seu Panini deve ser (ou deveria) o único homem com o WhatsApp dos 32 técnicos das seleções que vão para o Qatar —apagou o número de Paulo Sousa depois que ele trocou a Polônia pelo Flamengo e, posteriormente, pelo seguro-desemprego, mas provavelmente tem o de Lewandowski, que manda no time. Porque pode ser que tenha criança que não assista à abertura da Copa, ou que não ligue para quem se classifica entre México e Polônia (sem Paulo Sousa). Mas todas querem completar o álbum de figurinhas, e com as figurinhas certas.

Neste ano atípico, em que o calendário aproximou a Copa do Natal, o tal álbum apareceu na semana passada, em pleno mês de agosto —em outros quadriênios, já teríamos até parado de chorar pelo título perdido… ou ganho.

Páginas do Brasil no álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 2022
Os 18 jogadores do Brasil pré-convocados por Seu Panini - Divulgação

Em 2018, Seu Panini deu azar com uma contusão de Daniel Alves. E apostou erroneamente em Giuliano, hoje no Corinthians. Foram essas as duas bolas foras entre as 18 figurinhas convocadas pelo professor Tite.

Neste ano, Seu Panini já mostrou algumas espertezas. Primeiro, deu sorte: a Fifa aumentou o número de convocados de 23 para 26; mas Seu Panini manteve os 18 cromos de atletas por seleção, portanto, ficou mais fácil de acertar —algumas lendas urbanas apontam para o próprio Seu Panini como o articulador do aumento de jogadores convocados junto à Fifa. Ele nega.

Outra esperteza: no álbum deste ano, todas as seleções (ou pelo menos todas que este escriba percebeu) estão com dois goleiros. Claro! É muito mais fácil acertar os goleiros, posição de confiança, quase nunca muda. E se mudar, vai ser o terceiro goleiro. Assim, neste ano/álbum Seu Panini já cravou Alisson e Ederson. Ponto para ele.

Mais uma malandragem, com o livro de cromos saindo antes do fim da janela de transferência, Seu Panini mandou limar a informação do time de cada jogador, o que tinha na figurinha de 2018. Ou seja, não pagou o mico de imprimir Casemiro como atleta do Real Madrid, ou Lucas Paquetá do Lyon —parece que o Newcastle das Arábias mandou um caminhão de dinheiro para tirar Paquetá da França. Afinal, Seu Panini não pode esperar pelo fim da janela para imprimir as figurinhas. Quem eles pensam que são para ficar comprando ou vendendo jogador até o fim de agosto? Deve ser gente sem filho que compra álbum de capa dura.

Por fim, no ataque, Seu Panini precisava correr algum risco. Até imagino a conversa com o professor Tite no zap.

— "Seu Tite, aqui é Seu Panini, não posso mais esperar, faço a figurinha do Pedro?"
— "Ô, Seu Panini, toda a imprensa já convocou o Pedro, eu gosto do Pedro, mas tem que parecer que a vaga está aberta… E o Matheus Cunha? Não daria uma figurinha bonitinha?"
— "Hmmm. Tô imprimindo o Richarlison, então. Tchau."
— "Brigado, Seu Panini, Rumo ao hexa, então. Tô indo no Maraca."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.