Sergio Firpo

Professor de economia e coordenador do Centro de Ciência de Dados do Insper

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sergio Firpo
Descrição de chapéu mercado de trabalho

Jovens têm altas taxas de rotatividade e de desemprego

Eles estão concluindo a formação e descobrindo vocações, enquanto começam a acumular experiência e criar reputação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mercado de trabalho dos jovens tem características muito particulares a essa faixa etária, como altas taxas de desemprego e de rotatividade. As transições para dentro e fora do mercado e entre postos de trabalho são mais frequentes do que entre trabalhadores mais velhos.

Jovens ainda estão concluindo sua formação e descobrindo suas vocações. Ao mesmo tempo, têm menos experiência acumulada e estão criando reputação junto aos seus empregadores e colegas.

De acordo com os dados do IBGE de 2016 a 2018, 50% dos jovens de 14 a 24 anos estavam fora do mercado de trabalho. Entre os que estavam no mercado, 28% estavam desempregados, 33% tinham empregos com carteira assinada, 23% sem carteira, 10% trabalhavam por conta própria, e os demais 6% estavam ocupados como servidores públicos, empregadores ou em atividades domésticas sem remuneração.

Prints da tela do aplicativo da carteira de trabalho digital
Segundo IBGE, 50% dos jovens de 14 a 24 anos estavam fora do mercado de trabalho entre 2016 e 2018. Na população como um todo, índice era de 32%. - Divulgação

A título de comparação, em 2018, para toda a população com 14 anos ou mais, 32% estavam fora do mercado de trabalho. Entre os que estavam dentro, 12% estavam desempregados, 34% tinham empregos com carteira assinada, 14% sem carteira, 21% trabalhavam por conta própria, e os demais 19% estavam ocupados como servidores públicos, empregadores ou em atividades domésticas sem remuneração.

Ou seja, desemprego e emprego sem carteira são relativamente mais altos entre os mais jovens, enquanto participação na força de trabalho, empreendedorismo e acesso ao funcionalismo público concentram-se entre os mais velhos.

Dados do IBGE para o mesmo período e que permitem acompanhar os mesmos jovens ao longo de cinco trimestres consecutivos oferecem a chance de se mensurar mais precisamente as transições dentro desse curto período entre as diversas posições na ocupação.

Do 1º ao 5º trimestre, jovens de 14 a 24 anos que estavam fora da força de trabalho tem 73% de chance de permanecerem nessa situação. Os demais 27% entram na força, mas metade (12,8%) não encontra emprego. E entre os que encontram emprego, metade (6,5%) acaba no emprego sem carteira assinada. A entrada do jovem no mercado de trabalho não é, portanto, nada trivial e envolve enorme risco de desemprego e de precarização.

Uma vez no mercado de trabalho, as transições de um ano para outro costumam ser relativamente difíceis. Jovens que estavam desempregados têm 37% de chance de permanecerem desempregados e 28% de desistir e sair da força. Dos que conseguem alguma ocupação, em torno de 40% acabam no emprego sem carteira (14% de 35%).

E uma vez como empregado sem carteira, a chance de permanecer nessa situação de um ano para outro é relativamente alta, de 42%. Apenas 17% conseguem um emprego com carteira assinada no ano seguinte, enquanto a chance de ficar desempregado e de sair do mercado são, respectivamente, 14% e 18%.

A situação mais absorvente, uma vez dentro do mercado de trabalho, é o emprego com carteira. No intervalo de um ano, a chance de permanecer num emprego com carteira é de 72%, enquanto a de migrar para um sem carteira de trabalho assinada é de apenas 7%. As chances de ficar desempregado ou de sair da força são de 10% e 8%, respectivamente.

Em resumo, a vida do jovem que busca ingressar no mercado de trabalho é cheia de sobressaltos. Mas uma vez no emprego com carteira, seu vínculo com o mercado e com o emprego tendem a ser mais fortes. Políticas que permitam a adequada formação desses jovens para a rápida incorporação no mercado formal deveriam ser a tônica das políticas voltadas ao emprego dos mais jovens.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.