Sérgio Rodrigues

Escritor e jornalista, autor de “A Vida Futura” e “Viva a Língua Brasileira”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sérgio Rodrigues
Descrição de chapéu

Com base nos flatos

Como um trocadilho grosseiro pode ajudar na salvação da humanidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A semelhança entre o fato e o flato é, para não fugir do clichê, mera coincidência. As duas palavras descendem do latim, mas a primeira, além de mais importante, é um século e meio mais antiga (do século 16). Mesmo assim, há uma funcionalidade abençoada no fato de só uma letrinha separá-las.

Primeiro, um pouco de etimologia. "Fato" vem de "factum", particípio de fazer. No sentido original, é o que foi feito, só isso. Uma vez ocorrido, o fato se impõe de forma indiscutível ao entendimento. A palavra hoje tem um leque de acepções mais amplo, mas conserva seu núcleo peremptório. Fatos são fatos. Negá-los é estúpido e vão. 

Shannon Stapleton 19.mar.14/Reuters

Aí vem o flato. Vocábulo culto, ainda que fedorento, tem uma carga ambígua, entre a repugnância e o riso, que a língua popular prefere depositar em termos chulos como "peido" (na versão adulta) e "pum" (na infantil). Vem do latim "flatus", sopro, bafo. O verbo inflar, que nos deu a inflação, é da mesma família.

A semelhança entre o fato e o flato é útil porque permite, pela via do humor, recuperar alguma racionalidade quando tantos optam por substituir fatos —como a redondez da Terra, os benefícios da vacinação, uma ampla pesquisa da Fiocruz sobre uso de drogas que custou R$ 7 milhões— por emissões ruidosas de gás.

Não defendo a piada pela piada, embora esta também tenha valor. Como sabe há décadas a psicologia cognitiva, os seres humanos tendem a se aferrar a opiniões pré-formadas, descartando os fatos que a contradizem e se agarrando a qualquer fiapo de informação —ou opinião, chute, delírio— que as reforce.

É o tal "viés de confirmação", ao qual ninguém está imune. Se isso não depõe a favor da racionalidade de uma espécie que sempre se orgulhou de ser racional, bem-vindo a 2019! Quem a esta altura do baile vai se declarar surpreso?

No recém-lançado livro "The Enigma of Reason" (O enigma da razão), os cientistas cognitivos Hugo Mercier e Dan Sperber sustentam, com base em pesquisas feitas na França e na Hungria, que a razão humana é um traço evolutivo mais ligado à sociabilidade do que à solução rigorosa de problemas.

"A razão é uma adaptação ao nicho hipersocial que os humanos desenvolveram para si", afirmam. É no quadro das interações sociais que o viés de confirmação se explicaria em termos evolutivos. O equilíbrio no interior dos grupos de macacos dotados de polegar opositor nunca deixou dúvida: é melhor estar errado e ganhar discussões, mantendo o poder, do que perdê-las por se curvar ao "certo".

Se o desprezo aos fatos pode ter nos ajudado a chegar até aqui, como sustentam Mercier e Sperber, hoje está claro que a instrumentalização desse traço pelas redes sociais, com suas bolhas psicóticas de confirmação turbinada, virou um problema.

Não duvido que a ideia de "fatos alternativos" seja a maior ameaça à sobrevivência da espécie desde a invenção das armas nucleares. Acontece isso de virar o fio, diz a dupla de pesquisadores, quando "o meio ambiente muda depressa demais para que a evolução natural o acompanhe". 

Aí está. O humor bufo do "f(l)ato" é funcional porque pode auxiliar a razão, fraca diante da kriptonita das redes sociais saturadas de confirmação, numa tarefa que promete ser crucial para o futuro da espécie: alertar os negadores de fatos para o risco de trocá-los por flatos, que algum dicionário futuro, se futuro houver, quiçá definirá como emanações malcheirosas de burrice.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.