Formada em jornalismo e veterinária. Atuou por 13 anos na Folha. Co-autora de 'Medicina Felina Essencial' (Equalis) e 'A Caminho de Casa' (Ed. de Janeiro). Escreve aos domingos.
Diferença entre aceitar animais e ser 'pet friendly' pode gerar frustração
Rodrigo Fortes | ||
Trazidos para dentro de casa e criados como filhos, cães e gatos são hoje membros de milhões de famílias brasileiras. E, como estamos às vésperas das férias de inverno, muitas dessas famílias começam a procurar hotéis que aceitem seus bichos de estimação.
A oferta dos estabelecimentos "pet friendly" aumentou vertiginosamente. Um levantamento publicado pelo "Guia de Profissionais de Hotelaria e Restaurantes" menciona que, em sete anos, saltaram de 300 para 1.200 os locais que admitem a hospedagem de animais de estimação.
Não é para menos: segundo o IBGE, há mais famílias com cães do que com crianças no país. Um mercado nada irrelevante.
E nesse universo tem de tudo: pousada, hotel-fazenda, hotel de luxo. Mas aceitar animais não é a mesma coisa que ser "pet friendly". E não identificar essa diferença está na raiz de muita frustração pós-viagem.
Há, por exemplo, hotéis que admitem a hospedagem de cães e gatos, mas com passe livre apenas dentro dos quartos. Nas áreas comuns, os animais têm de estar sempre no colo. Digamos que isso não é ser exatamente "friendly".
Então, quando for fazer sua reserva, tire alguns pontos a limpo. Pergunte quais são as áreas pelas quais o animal pode circular e que espécies o estabelecimento aceita. Às vezes, o espaço é aberto a cães, gatos e pássaros, e isso pode ser um motivo de estresse para o seu pet.
Indague se a acomodação é em chalé ou quarto (latidos em quartos são mais incômodos), se o animal pode ficar sozinho na área privativa e se os funcionários têm algum treinamento para lidar com os pequenos hóspedes.
Os espaços verdadeiramente adaptados têm isso e muito mais: lixeira só para as fezes, saquinhos por toda a parte, camareiras que lavam os potinhos de água e comida, bebedouros adaptados, convênios com clínicas veterinárias, caminhas nos quartos, espaço para refeições em famílias, piscinas exclusivas e até monitores responsáveis por brincar com os animais. É tudo uma questão de caber no gosto e no bolso.
Saiba mais: o selo "pet friendly", criado em 2012 pelo portal "Turismo 4 Patas", certifica hotéis e pousadas adaptados para receber animais. Veja em turismo4patas.com.br
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