Sílvia Corrêa

É jornalista e médica veterinária, com mestrado e residência pela Universidade de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sílvia Corrêa

Gatos são animais independentes, mas, ainda assim, nos amam

Pouco se sabe sobre o quanto, de fato, gatos precisam de seres humanos, embora haja muitos indícios de que eles são bem mais independentes do que cães.

Um dos principais estudos nessa linha foi publicado há cerca de dois anos na revista científica Plos One e indica que os gatos, ao contrário de cães e bebês, não demonstram sinais de ansiedade ao ver seus humanos saírem de casa.

Ilustração para coluna Bichos
Rodrigo Fortes

Isso nos permite afirmar, portanto, que eles não ligam de ficar sozinhos. Mas será que também não ficam mais felizes quando voltamos para casa?

Foi essa a pergunta de um segundo estudo, publicado mais recentemente na mesma Plos One.
Os pesquisadores filmaram a rotina de 14 gatos, fazendo com que os donos ficassem períodos de 30 minutos e de quatro horas fora de casa.

As cenas mostram que nada muda na rotina do animal durante a ausência do dono, independentemente do tempo que ele fique sozinho. Mas, na volta do proprietário, uma feliz surpresa!

Os gatos que estavam sozinhos havia quatro horas ronronaram mais e se esticaram mais quando reencontraram o dono do que aqueles que tinham ficado sós apenas 30 minutos. Segundo o estudo, era como se os gatos, após quatro horas, tentassem de forma mais enfática restabelecer logo o vínculo com seus humanos de estimação.

A conclusão dos pesquisadores é que os gatos lidam bem com o fato de ficarem sozinhos, mas são, sim, afetados pelo tempo durante o qual essa situação persiste, já que o comportamento social deles se acentua quando o dono volta para casa após uma ausência prolongada.

Ou seja: eles são animais independentes, mas, ainda assim, nos amam. Ufa!

Em tempo: todos os gatos do estudo tinham comida à vontade e não estavam fazendo festinha para ganhar um bocado de ração.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.