Sílvia Corrêa

É jornalista e médica veterinária, com mestrado e residência pela Universidade de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sílvia Corrêa

Cães farejadores ajudam a encontrar vítimas de desabamento de prédio em SP

O comportamento orienta os bombeiros, que passaram a escavar manualmente a área

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Fortes

​​​Foi Vasty quem localizou Ricardo. Ela se agitou e foi em direção a um local mais alto da montanha de entulho. Andou em círculo. Cavou.

​Vasty é um cão belga de cinco anos. Ricardo Pinheiro é uma das vítimas do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no largo do Paissandu.

​O comportamento do cão orientou os trabalhos dos bombeiros, que passaram a escavar manualmente a área... mas já sem muita esperança. 

Como Vasty não tinha latido, o sinal indicava a presença de um corpo e não de um sobrevivente. Menos de 24 horas depois, Ricardo apareceria exatamente naquele ponto, alguns metros abaixo.

Vasty é a mais experiente entre as cadelas escaladas para os trabalhos no largo Paissandu. Além dela, as equipes de buscas levaram ao local as também veteranas Sarah e Hope, e as aprendizes Wiki, de nove meses, e Moli, de cinco meses.

São três pastores e dois labradores --raças inteligentes, que respondem bem a comandos e resistem a situações adversas, como os escombros em alta temperatura, baixa umidade e muita poeira.

As cachorras mais velhas já haviam atuado em desabamentos, explosões e deslizamentos. Os filhotes, ainda em treinamento, fizeram a estreia em trabalhos de campo.

Wiki surpreendeu. Levada ao local indicado por Vasty, a labradora também apresentou alterações de comportamento sugestivas da presença de um corpo sob o monte de entulho.

Em cenários como o do largo do Paissandu, o trabalho dos cães farejadores é considerado fundamental pelos bombeiros, sobretudo nas primeiras 48 horas de buscas, quando a chance de haver sobreviventes é maior e os escombros não podem ser retirados de forma aleatória.

Cabe ao cães delimitar a área a ser investigada. O trunfo é a capacidade olfatória e auditiva da espécie, muitas vezes maior do que a nossa. O estímulo, a certeza de que, após a missão, virá a hora de brincar.
É por isso que, no bolso, cada adestrador carrega um brinquedo.

Para os cães farejadores, os destroços do prédio do Paissandu eram só mais um palco de caça ao tesouro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.