Sílvia Corrêa

É jornalista e médica veterinária, com mestrado e residência pela Universidade de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sílvia Corrêa
Descrição de chapéu animais

Carinho faz diferença

Estudo mostra que 15 minutos com o animal de estimação impacta o bem-estar dele

Rodrigo Fortes

Sim, 15 minutos fazem diferença. Foi esse o tempo pelo qual voluntários deram carinho a 50 cães de um abrigo nos Estados Unidos para um estudo que tinha a intenção de avaliar o impacto de uma breve interação sobre o bem-estar dos animais. Os dados estão na edição de junho da Applied Animal Behaviour Science, uma das principais revistas científicas sobre comportamento animal.

Voluntários foram orientados e interagir de maneira calma, mantendo tom de voz amistoso, baixo e ameno. Parâmetros fisiológicos e comportamentais dos cães foram monitorados antes, durante e depois da sessão. Resultado: na comparação dos dois minutos iniciais com os dois minutos finais da interação, a frequência cardíaca —um dos principais marcadores do estado emocional dos animais— estava significativamente menor, o que sugere um nível maior de relaxamento.

Junto à frequência cardíaca, também caíram os episódios de pedidos de contato e o número de animais que permaneceu em pé. Para os pesquisadores, deitar-se e deixar de pedir carinho incessantemente também são marcadores de bem-estar.

O estudo reforça a necessidade de os abrigos terem voluntários que possam dar atenção aos animais, mas também responde a uma inquietação de pessoas que relutam em adotar os cães porque não dispõem de muito tempo para eles. De fato, não precisa tanto. 

A conclusão vai ao encontro de outro estudo, um pouco mais antigo, segundo o qual bastam dez minutos de contato para que cães passem a tratar um primeiro voluntário de forma diferente a um segundo estranho que entra na sala. Isso significa que eles prontamente estabelecem vínculos, o que derruba o mito segundo o qual cães adultos podem não se afeiçoar a uma nova família.

Portanto, adote! Ele pode ser adulto. Mesmo assim, ficará feliz com alguns minutos de atenção por dia.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.