Sílvia Corrêa

É jornalista e médica veterinária, com mestrado e residência pela Universidade de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sílvia Corrêa

Rojões barulhentos estão com os dias contados em São Paulo

A partir de agosto, quem soltar fogos na cidade será multado em R$ 2.000

Ilustração de Rodrigo Fortes para a coluna Bichos, da revista sãopaulo, de 10 de junho de 2018
Rodrigo Fortes

A adesão da maior cidade do país à proibição dos infernais fogos de artifício chama a atenção para uma tendência que, finalmente, ganha seguidores mundo afora.

Pelo projeto de lei sancionado no finalzinho de maio pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), o sujeito que soltar rojões ou similares ruidosos em território paulistano será multado em R$ 2.000, valor que dobra na reincidência.

O texto, de autoria dos vereadores Mario Covas Neto (Podemos), Abou Anni e Reginaldo Trípoli (PV), tem foco no bem-estar de idosos, bebês e animais, que sofrem com os estampidos, sem falar nos seis mortos e nos mais de 500 feridos a cada ano em acidentes com fogos.

Claro que os mal-humorados de plantão já reagiram: “mais uma lei que não vai sair do papel”, resmungam pelos cantos.

Vai, sim, se você ajudar!

A norma será regulamentada até final de agosto e, na regulamentação, a prefeitura tem que definir a quem cabe fiscalizar e como se dará a fiscalização.

Provavelmente ela ficará a cargo das já sobrecarregadas equipes das prefeituras regionais que, evidentemente, precisarão de denúncias para chegar aos fogueteiros.

É aí que você entra!

Quando foi sancionada a lei que tornou obrigatório o uso do cinto de segurança, havia quem dissesse que ela não pegaria, porque exigiria um fiscal em cada carro.

O tempo passou, e o óbvio se impôs: é melhor usar o cinto! Mantém vivo!

Desta vez, se a gente colaborar, não será diferente, porque será o seu bebê que não vai chorar, o seu cão que não vai morrer enforcado pulando o portão, o seu pai velhinho que não vai acordar em sobressalto.

Vai dar certo, até porque São Paulo não está exatamente na vanguarda: leis semelhantes já são cumpridas em cidades de quase todos os estados do país, além da maioria dos países da Europa. 

Então, caro paulistano fogueteiro, aproveite a última Copa do Mundo movida a rojões.

E, se a Câmara dos Deputados trabalhar, os brasileiros fogueteiros terão que descobrir em breve uma forma mais razoável de comemorar, pois o projeto que proíbe fogos ruidosos no país inteiro um dia sairá da Comissão de Meio Ambiente.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.