Sílvia Corrêa

É jornalista e médica veterinária, com mestrado e residência pela Universidade de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sílvia Corrêa

Meta para 2020: abrace mais e viva melhor

Pesquisas trazem evidências de que o abraço é um poderoso promotor de saúde física e mental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quantos abraços por dia você dá?

Quantos você recebe?

Nem ideia?

Pois sucessivas pesquisas feitas nas últimas décadas sugerem que isso é mais importante do que parece.

A gente sabe, intuitivamente, que o abraço nos faz sentir mais relaxados, aceitos..., quem sabe amados, ao menos por alguns segundos.

Mas, nas revistas científicas, essa sensação breve e quase irrelevante está sendo traduzida como um poderoso e duradouro instrumento de promoção de saúde.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte foram os primeiros a lançar luz de forma mais intensa sobre a questão. Eles recrutaram 59 mulheres de 19 a 49 anos que mantinham um relacionamento amoroso estável por pelo menos seis meses.

Inicialmente, os casais responderam a questionários sobre a rotina afetiva e de contato físico com o parceiro. Depois, foram divididos em dois grupos.

Marie Kamp

Cada casal do primeiro grupo foi convidado a se sentar lado a lado, relembrar um momento em que os dois se sentiram bem próximos, assistir a um rápido vídeo romântico e terminar a interação com um abraço de 20 segundos.

Enquanto isso, os casais do segundo grupo ficaram em silêncio, sem contato entre si, pelos mesmos dez minutos.

Em seguida, sozinhas, as mulheres de ambos os grupos tiveram que recordar um momento em que tiveram raiva e se sentiram estressadas e gravar uma fala de três minutos contando o episódio, para que ele fosse emocionalmente revivido.

Resultado: o grupo do abraço teve pressão arterial e batimentos cardíacos mais baixos mesmo durante a tarefa estressante. E as mulheres que declararam receber mais carinho dos parceiros apresentavam, em geral, níveis séricos mais altos do hormônio ocitocina em todas as fases do teste.

É química pura. Uma cascata de reações que vai exatamente na contramão do estresse nosso de cada dia.

Quando nos sentimos testados, cobrados, ameaçados, acionamos nossos mecanismos de luta e/ou fuga. Isso significa que o cérebro determina uma alta liberação de adrenalina e cortisol, substâncias que preparam nosso corpo para reagir _as pupilas se dilatam, o coração acelera, os brônquios se abrem... e lá vamos nós!

O problema é que, quando esses hormônios do estresse permanecem em níveis elevados por longos períodos, eles fazem subir a pressão arterial, lesionam as fibras musculares, provocam imunossupressão e, por fim, acarretam danos às conexões neuronais que garantem nossa saúde mental.

De forma análoga (mas com resultado oposto), o abraço estimula os receptores de pressão da nossa pele, que enviam sinais elétricos ao cérebro. Esses estímulos ativam o nervo vago, que sai da base do crânio e serpenteia corpo abaixo, inervando vários órgãos internos e provocando neles efeitos contrários aos causados pela adrenalina e o cortisol. O coração desacelera, a pressão cai, as pupilas se relaxam.

Ao mesmo tempo, o abraço faz com que o nosso cérebro determine a liberação de ocitocina, cujas concentrações foram medidas pelos pesquisadores. Conhecida como o hormônio do amor, ela ativa receptores no sistema límbico, o centro emocional do cérebro, que aumentam nossa sensação de satisfação e calma, reduzem a ansiedade e induzem o relaxamento.

Em outras palavras: por mais de um caminho, o abraço antagoniza quimicamente os resultados do estresse. E esse efeito dura mais do que se imagina.

Um segundo estudo, esse da Universidade Carnegie Mellon (Pensilvânia / EUA), acompanhou a rotina de 404 adultos por 14 dias e concluiu que um abraço consegue reduzir nossas respostas fisiológicas de estresse causadas por conflitos e discussões interpessoais ocorridos horas depois do momento de carinho. E, nesse caso, nem precisa ter sido abraço de marido e mulher

Já seria suficiente para repensarmos nossos cumprimentos matinais, mas tem mais. O grupo de Carnegie Mellon sustenta que o abraço pode aliviar os sintomas de um resfriado. Soa improvável, mas os pesquisadores dizem que não é.

Depois de acompanhadas por 14 dias, as mesmas 404 pessoas foram expostas a um vírus do resfriado comum e monitoradas em quarentena para avaliação dos sinais da doença.

O estudo afirma que aquelas que se sentiam apoiadas socialmente e eram abraçadas com mais frequência apresentaram quadros menos graves, como se tivessem uma resposta imunológica mais adequada.

“Ser abraçado mais frequentemente está associado à redução do risco de infecção”, escreve Sheldon Cohen, uma das autoras do estudo.

A conclusão vai ao encontro de uma frase clássica da psicóloga Virginia Satir, considerada a mãe das técnicas de terapia familiar, dita muito antes da ciência provar o que o senso comum já percebia: “A gente precisa de quatro abraços por dia para sobreviver, oito para se manter e 12 para crescer”.

E aí, são quatro minutos diários.

Cabe na sua rotina em 2020?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.