Sílvia Corrêa

É jornalista e médica veterinária, com mestrado e residência pela Universidade de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sílvia Corrêa
Descrição de chapéu Coronavírus

O coronavírus e a confusão da vacina canina

Vacina contra coronavírus canino não serve para humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A mulher entrou calmamente no hospital veterinário. Cerca de 50 anos, cabelos presos, agasalho de corrida, bolsa de marca. Foi direto à recepção.

“Vocês vendem vacina?”, perguntou.

“A gente aplica. A senhora trouxe o animal?”, indagou a recepcionista.

“Não, não. É para a minha mãe. Eu quero, por favor, uma daquela contra o coronavírus.”

Sem saber direito o que responder, a recepcionista pediu licença e foi atrás de um médico-veterinário. Ele veio. E bem que tentou. Argumentou o que pôde. Deu quase uma aula de imunologia, mas não teve o menor sucesso.

“Não tem problema. Se vocês não querem vender, eu compro em outro lugar”, disse a mulher, finalizando a conversa, pisando fundo em direção ao carro e deixando para trás um rastro de silêncio.

Ela não é a única a acreditar nessa solução tão mágica quanto equivocada.

Nos últimos dias, um vídeo viralizou nos aplicativos de mensagens e nas redes sociais difundindo exatamente a ideia de que as vacinas usadas em cães podem impedir a infecção pela Covid-19, que seria um vírus antigo, segundo o autor da filmagem.

É fato que o selinho da vacina múltipla aplicada em cães diz lá: vacina contra cinomose, hepatite, adenovírus tipo 2, coronavírus, parainfluenza, parvovirose e leptospirose.

A questão é que existem vários tipos de coronavírus —mudam as proteínas da superfície entre eles, o que muda tudo, porque essas proteínas são a chave para eles entrarem nas células e se tornarem infectantes. E esse, ao qual se refere o selinho da vacina, é o coronavírus entérico canino (CCoV).

Essa vacina não protege nem os próprios cães contra o coronavírus respiratório canino (CRCoV) —que também existe, mas é diferente do vírus que está apavorando o mundo inteiro agora. Nem de longe, portanto, protege a gente!

Organograma

Na verdade, é pior que isso, porque essas vacinas, apesar de largamente vendidas em todo o mundo, são consideradas não-recomendadas para os próprios cães pelas associações mundiais de clínicos de pequenos animais, mesmo contra o coronavírus entérico. Por quê? Porque não são eficientes nem para proteger os cachorros do agente intestinal ao qual supostamente se destinam.

O motivo é simples: o coronavírus entérico entra pela boca e fica restrito à mucosa intestinal do cão. Ele não faz viremia (não se espalha com o sangue). Portanto, para ser mais resistente a essa infecção, o cão tem que ter boas defesas lá na parede do intestino (são os anticorpos do tipo IgA). Mas, quando a gente aplica uma vacina subcutânea, o cão produz anticorpos dos tipos IgM e IgG, que pouco ajudarão a impedir que ele sofra uma infecção intestinal.

Isso tudo no organismo do cão. Na gente, além de não ajudarem em nada a prevenir a Covid-19, essas vacinas caninas vão fazer o organismo humano gastar energia montando uma resposta imune contra uma agressão que nunca virá —porque os vírus caninos não infectam o homem, já que não têm as proteínas de membrana adequadas para entrar nas nossas células.

Ou seja: tomar uma vacina desnecessária vai fazer, no mínimo, o nosso corpo gastar recursos de defesa, em vez de guardar munição para enfrentar uma ameaça muito mais real, a Covid-19.


Em tempo, talvez a lição a ser tirada dessa confusão é a necessária mudança das bulas e dos selinhos das vacinas caninas. Chegou a hora da indústria de medicamentos veterinários escrever no produto: vacina contra o coronavírus CCoV.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.