Silvio Almeida

Advogado, professor visitante da Universidade de Columbia, em Nova York, e presidente do Instituto Luiz Gama.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Silvio Almeida
Descrição de chapéu Folhajus

Contra as mães e contra a vida

Por não gostar da vida, o Brasil não gosta de mães

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas livrarias deste país haverá ao menos alguma prateleira com livros que tratam da “crise da democracia”.

Sobre esse tema, as interpretações são de todos os tipos e para todos os gostos: de abordagens mais historicistas às mais sociológicas; de obras ancoradas em uma visão liberal e saudosa de um suposto paraíso perdido a outras, que reputo mais sofisticadas, que veem o processo de esvaziamento da democracia como uma dimensão da crise do capitalismo.

Ao lado desses livros que narram o ocaso da democracia e a decomposição da vida social brasileira há um relato pessoal que é também uma interessante página da nossa história recente: “Revolução Laura”, escrito pela jornalista e ex-deputada federal Manuela d’Ávila (PC do B).

No livro, Manuela fala sobre como a presença de sua filha, Laura, transformou sua vida. Na última campanha presidencial em que foi candidata à Vice-Presidência da República na chapa de Fernando Haddad, ao mesmo tempo em que carregava sua filha em um braço e panfletos em outro, Manuela conviveu com ataques misóginos e inúmeras mentiras.

Importante notar que vários desses ataques, como costuma acontecer quando se trata de mulheres, envolviam seu corpo. Contra a força vital da relação entre mãe e filha, levantou-se a pulsão de morte que mobiliza os atuais ocupantes do governo do Brasil.

Da campanha eleitoral de 2018 para cá as coisas no país pioraram bastante, e a violência política ampliou-se de tal modo que a cada dia torna-se mais difícil distinguir instituições do Estado de grupos milicianos.Em coluna anterior já mencionamos as ameaças de morte dirigidas à deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ).

E nesses últimos dias soubemos de uma nova onda de ameaças de morte, de violência sexual e insultos contra Manuela, mas desta vez dirigidos diretamente contra sua filha, uma criança de cinco anos.

O que se pode dizer sobre um país que matou a jovem Kathlen Romeu, grávida de seu primeiro filho, que não chegou aos mandantes do assassinato da vereadora e mãe Marielle Franco e em que as autoridades não oferecem proteção a mães ameaçadas de morte é que se trata de um país que odeia mães.

Um país que elegeu Bolsonaro e que o mantém no poder adquiriu tal gosto pela morte que precisa destruir tudo que carrega a possibilidade de gerar a vida, incluindo as mães, tanto as atuais como as potenciais.
O Brasil não se restringe a eliminar a vida biológica. O que está em jogo é a própria ideia de ser mãe.

Sob essa lógica, as mulheres devem sentir medo de gerar, para que, deste modo, a existência fique reduzida à obediência e ao medo. Por isso, os ataques sofridos pelas mulheres têm como objetivo muito mais do que controlar ou matar seus corpos. O que se quer, sobretudo, é arrancar-lhes a alma, matando seus filhos ou os expondo a constante ameaça.

Esse horror não se deve apenas a um governo notoriamente incompetente e criminoso. A sociedade brasileira é desigual e autoritária e comporta um Estado historicamente violento e racista. A verdade é que o Brasil é uma ameaça existencial às mães e filhos deste país. Hoje, o Brasil é o país que compromete o futuro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.