Suzana Herculano-Houzel

Bióloga e neurocientista da Universidade Vanderbilt (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Suzana Herculano-Houzel

É impossível morrer de overdose de maconha

Receptores de canabinoides estão só em áreas cerebrais de percepção, atenção e coordenação

Vamos aos fatos: em séculos de uso reconhecido, não há um único caso de morte por overdose de maconha documentado. Unzinho sequer. Cocaína mata por hipertensão, ataque cardíaco e/ou “insolação” interna: o corpo assa por dentro. Deve ser uma morte horrível, agitada.

Heroína e outros opioides matam sorrateiramente, por parada respiratória: o circuito normalmente automático que cuida da respiração fica tão relax que para. Se o usuário notasse, poderia continuar respirando voluntariamente até o efeito passar, mas a esta altura a “tranquilidade” é tanta que o próprio nem nota a asfixia.

Detalhes de uma planta de maconha
Cultivador de maconha mostra sua produção doméstica de maconha medicinal em São Paulo - Felix Lima/Folhapress

E maconha?

Ganhei uma aula particular em visita recente à Escola de Medicina da Universidade de Maryland, onde trabalham alguns dos raros especialistas no assunto.

Aprendi que o THC, uma das substâncias na maconha, age sobre receptores que são idênticos em todo mundo —todos os humanos, além de outros bichos—, que por sua vez respondem a uma mesma substância produzida pelo corpo de todo mundo: anandamida, um derivado da gordura que compõe a membrana das células.

O que acontece se esses receptores universais forem bloqueados por “anti-maconha”?

Perda rápida de peso, abandono de vícios como cigarro, álcool e outras drogas... e um grande risco de depressão profunda, com pensamentos suicidas. Ou seja: de alguma forma ainda não compreendida (porque maconha é proibidíssima, então fazer pesquisa fica difícil), nossos canabinoides internos nos mantem felizes, interessados em comida e outros prazeres.

E aprendi também por que ninguém morre de overdose de maconha. O tal do receptor é abundante no córtex, no cerebelo, no estriado, regiões do cérebro que cuidam de percepção, atenção, coordenação.

Mas no bulbo do cérebro, que nos mantém vivos e respirando, não tem nadinha —além do núcleo que interessa, que reduz dor e enjoo. Como diz Fernando Gabeira, pra morrer de overdose de maconha, só se um saco de cinco quilos de maconha cair do décimo andar na cabeça de um passante.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.