Suzana Herculano-Houzel

Bióloga e neurocientista da Universidade Vanderbilt (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Suzana Herculano-Houzel

A realidade é construída; basta passar à ação

Entenda a diferença entre ilusão e percepção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que existe lá fora no mundo em que vivemos? O que é real nesses tempos loucos? Perguntas como essas mantêm filósofos ocupados aposto que antes mesmo da palavra "filosofia" existir. O cérebro pode se preocupar com isso —ou não.

O Real, assim mesmo, com letra maiúscula, é por definição impérvio à nossa filosofia (por isso vã). Vejamos:

O estado de saúde ou doença dos outros não depende do seu conhecimento. Se os eventos do governo são regidos, planejados, calculados ou desastrados, não é porque você os considera assim.

A insegurança, a incerteza e a instabilidade alheias não se materializam apenas quando você olha.

Se tanta irrelevância humana frente ao Real já é problemática em tempos comuns, então em tempos de encapsulamento, quando se espera de cada um de nós justamente não sentir na pele o que os outros sofrem, em nome do bem comum, ela é especialmente perigosa.

Porque assim fica especialmente fácil vivermos cada um em sua realidade construída, placidamente ignorantes do Real. Afinal de contas, é isso que o cérebro faz melhor: montar a cada momento uma hipótese de trabalho interna sobre o que acontece lá fora, conforme as respostas às nossas ações.

Se nós não olhamos, não vemos nada. Se não agimos, não há resposta. Se não nos importamos, não há com o que se importar.

Quantos humanos nos últimos dois meses você, leitor, já viu arfar, de lábios arroxeados, lutando em angústia a cada inspiração contra o afogamento iminente em terra firme? Provavelmente, nem um só. O vírus é invisível; a doença é etérea, um medo no ar. Para a maioria de nós, os casos ainda só chegam aos sentidos como estatísticas nos jornais.

Da abstração do governo, então, nem se fala. O governo, ou falta dele, não se vê. Há atores nos jornais, decerto, enchendo páginas de fotos, vídeos e relatos —não importa se você se sinta vingado e vitorioso, arrependido, frustrado, impotente ou raivoso.

Mas "governo" é uma ideia na cabeça de cada um. E como cada um pensa o que quer, ninguém se entende.

Esta é a diferença entre ilusão e percepção. A ilusão é o que a gente quiser. Ou pior: é a realidade que o cérebro conjura de olhos fechados, sem ter trabalho de pensar, problemática porque é um guia tão útil quanto cego em tiroteio, completamente alheio ao Real.

A percepção é uma versão do Real razoavelmente útil, porque razoavelmente fiel.

Como transformar ilusão em percepção?

Basta agir.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.