Sylvia Colombo

Historiadora e jornalista especializada em América Latina, foi correspondente da Folha em Londres e em Buenos Aires, onde vive.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sylvia Colombo

Há mais bandeiras e reclamações do que líderes capazes de solucioná-las na Colômbia

Iván Duque anunciou grande diálogo nacional, mas não há com quem conversar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As manifestações na Colômbia, iniciadas em 21 de novembro, começaram com 13 reivindicações. Logo, esse número aumentou para 104 e, depois, para 130.

Na última terça-feira (21), milhares de pessoas voltaram às ruas. A essas tantas bandeiras, adicionaram mais uma: um pedido de renúncia a algumas autoridades municipais que haviam tomado posse apenas 20 dias antes. Entre elas, a prefeita de Bogotá, Claudia López.

Eleita como um símbolo anti-establishment, López (centro-esquerda) havia animado os progressistas da capital.

Em Bogotá, polícia reprime protesto contra governo de Iván Duque
Em Bogotá, polícia reprime protesto contra governo de Iván Duque - Luisa Gonzalez - 21.jan.20/Reuters

É a primeira prefeita mulher da cidade, homossexual e alguém que vinha apoiando pessoalmente as manifestações, por ser bastante crítica à gestão do atual presidente, Iván Duque (centro-direita).

Porém, desta vez, López sentiu na pele o que é estar do outro do balcão. Apesar de ter dito que privilegiaria o diálogo e que o uso da força seria a última opção, acabou tendo de recorrer a ela.

Quando manifestantes começaram a atacar unidades do TransMilenio (sistema de ônibus interconectados, principal meio de transporte de Bogotá), López enviou uma tropa do temido Esmad (Esquadrão Móvel Antidistúrbios) para contê-los.

Ainda assim, não conseguiu evitar que 77 ônibus fossem danificados.

O episódio mostra como a instabilidade social e política na Colômbia está latente —e não parece ser um tema simples de embate entre esquerda e direita.

Apesar de surgir na sequência de outras manifestações na região, suas características são particulares, e uma solução que agrade a todos é praticamente impossível.

A Colômbia não tem um problema econômico grave. Fechou 2019 com um crescimento do PIB de 3,4% e uma inflação baixa, de 3,8%.

Seus principais problemas são sociais e políticos: as falhas na implementação do acordo de paz, que não tem conseguido evitar dissidências e mais violência; o assassinato de líderes comunitários, peças fundamentais desse processo; a dificuldade de dar perspectivas aos mais de 7 milhões de colombianos que foram obrigados a deixar suas casas (os chamados “desplazados”) por conta da violência e que hoje habitam subúrbios das grandes cidades; o desafio de lidar com o fluxo de refugiados venezuelanos e as demandas dos estudantes, que pedem melhorias na educação.

Duque anunciou um grande “diálogo nacional”. O único detalhe é que não há com quem conversar, pois não há líderes nesse movimento. López chegou pensando que, por ser opositora do presidente, seria poupada e podia até canalizar esse descontentamento.

Agora se vê que não é o caso, o que adiciona mais um item na longa lista de problemas: o país convive também com uma crise de representatividade.

Não é bom para a região que a Colômbia se descontrole. É o segundo país mais populoso da América do Sul e sua terceira maior economia.

Além das questões comerciais e diplomáticas que precisam ser mantidas, a Colômbia é peça fundamental para a recuperação da democracia na Venezuela e para a relação da região com os EUA.

Seria bom se os vizinhos pudessem fazer mais para ajudar os atores dessa crise a encontrarem um caminho para a solução de seus problemas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.