Sylvia Colombo

Historiadora e jornalista especializada em América Latina, foi correspondente da Folha em Londres e em Buenos Aires, onde vive.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sylvia Colombo

Prisão de Ronaldinho está no meio de disputa política no Paraguai

Empresária suspeita de ter fornecido documentos ao jogador é próxima de ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que a tentativa de impeachment de Mario Abdo Benítez, em 2019, e vários negócios ilícitos relacionando políticos a facções criminosas têm a ver com a prisão de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão no Paraguai?

Talvez nem eles mesmo saibam de tudo, mas esses episódios ocorrem com um único pano de fundo por trás: a disputa interna do partido Colorado, de direita.

O Paraguai tem, hoje, praticamente, dois presidentes, ambos do partido citado. Um foi eleito pelas urnas, trata-se de Abdo Benítez. O outro é Horacio Cartes, seu antecessor, um dos homens mais ricos do país e que continua à frente da maior força política do Paraguai (o Honor Colorado), que domina o Congresso. Além disso, Cartes possui fortes vínculos com a Justiça, empresários, banqueiros e contrabandistas.

Desde que assumiu, Marito, que, como sugere o apelido no diminutivo, é frágil politicamente, vem buscando se firmar no cargo. A tentativa de impeachment contra ele foi evitada apenas pela vontade de Cartes e por pressão do governo brasileiro. Se, por um lado, isso foi bom para a democracia, foi ruim para Abdo Benítez, que saiu queimado do episódio. A impressão que os paraguaios têm dele é a de ser um refém de seu antecessor.

Marito, porém, tem uma carta forte na manga, que é sua lista de amigos importantes no exterior. Entre eles, o brasileiro Jair Bolsonaro e o norte-americano Donald Trump. Abdo Benítez foi apenas o terceiro presidente da história do Paraguai a pisar na Casa Branca. Para isso, Cartes nunca havia sido convidado.

No próximo dia 12 de julho, o partido Colorado irá escolher uma nova liderança. O que está em jogo é se prevalecerá um nome de Cartes, como o atual, ou um de Marito.

É no meio desse contexto político que ocorre o episódio de Ronaldinho Gaúcho. A hipótese que o Ministério Público investiga é que o jogador e o irmão entraram no país com documentos falsos para participar de ou iniciar uma atividade ilícita. Só que, ao que parece, acabaram também virando instrumento de uma disputa política.

A empresária que “facilitou” os documentos, Dalia López, é uma pessoa próxima a Cartes. E só isso explica como é possível que ela siga se escondendo, quando um dos promotores disse à Folha que conhecia seu paradeiro. Ou seja, ela estaria protegida e negociando sua entrega, que pode gerar uma declaração que exponha outros nomes de poderosos e suas falcatruas.

Apesar da relação forte entre a Justiça e Cartes, Marito tem alguns promotores e juízes que são leais a ele. E tem usado a mão firme no caso da celebridade brasileira para melhorar sua imagem política e para propagandear que, no Paraguai, ninguém está acima da lei e a investigação continuará. Por isso usou, em entrevista à TV, a expressão “caia quem tiver de cair”.

Não sabemos qual será o fim dessa novela. É óbvio que ambos cometeram um delito grave, independente da trama mais ampla. Mesmo assim, têm direito a um tratamento adequado por parte da Justiça.

O que parece difícil é descolar o episódio desse contexto político. Sendo assim, o desenlace da novela é ainda mais imprevisível, porque depende de outros interesses em disputa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.