Tabata Amaral

Cientista política, astrofísica e deputada federal por São Paulo. Formada em Harvard, criou o Mapa Educação e é cofundadora do Movimento Acredito.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tabata Amaral

Volta às aulas além da polarização

Precisaremos de um planejamento complexo, mas não podemos deixar que milhões de estudantes percam de vez o vínculo com a escola

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pandemia esclareceu qualquer dúvida que ainda pudesse existir sobre a educação ser ou não prioridade no nosso país. Em reposta a um requerimento de informação feito por deputados da Comissão Externa de Acompanhamento do MEC, o ministério afirmou desconhecer quantos alunos tiveram acesso à educação remota nos últimos cinco meses.

O MEC se ausentou completamente da sua responsabilidade de coordenar e apoiar os esforços das redes educacionais. Consequentemente, apesar das iniciativas de gestores e professores Brasil afora, uma parcela considerável dos estudantes foi deixada à própria sorte.

Segundo a pesquisa “Juventudes e a pandemia do coronavírus”, feita pela Unesco, Conjuve e outras instituições, de cada 10 jovens, 2 não estão realizando nenhuma atividade escolar em casa.

Essa pesquisa também apontou que 28% dos alunos entre 15 e 29 anos já cogitaram não retomar os estudos, e, segundo o Datafolha, 38% dos responsáveis temem que seus filhos abandonem a escola.

Não podemos simplesmente cruzar os braços diante das graves consequências de se manter crianças e adolescentes fora da escola indeterminadamente. A não garantia do direito à educação básica, direito que deveria ser inegociável, traz graves impactos para toda a sociedade.

Segundo um estudo de Ricardo Paes de Barros, enquanto o Brasil investe R$ 90 mil para formar um aluno na educação básica, o prejuízo para o país e o indivíduo que abandona a escola chega a R$ 372 mil.

Em um país em que a educação não é prioridade e até medicamentos viram motivo de disputas acaloradas, o debate sobre a volta às aulas se tornou refém de mais uma discussão rasa e contraproducente.

Para quem de fato valoriza a educação, o cancelamento do ano letivo ou uma retomada que coloque em risco a saúde de nossos estudantes, professores e funcionários escolares são opções que sequer deveriam ser consideradas.

O que nós precisamos é de um planejamento que reduza ao máximo os riscos de contaminação e nos permita retomar as aulas com segurança, antes que milhões de estudantes percam de vez o vínculo com a escola e a esperança em um futuro melhor.

Não somos o primeiro país a nos debruçarmos sobre o tema da retomada às aulas e podemos aprender com as medidas bem-sucedidas que foram adotadas por diferentes países, como a desinfecção sistemática de salas de aulas, distanciamento de 1,5 m entre as carteiras, higienização frequente de mãos, uso de máscaras, suspensão de atividades coletivas e monitoramento de novas contaminações.

Nem todos os estudantes e colaboradores poderão retornar e, também por isso, precisaremos estabelecer um modelo de ensino híbrido com ensino presencial e a distância e revezamento de turmas.

Para além de analisar a defasagem de aprendizagem e condição psicológica dos estudantes e funcionários escolares, precisaremos também buscar ativamente todos os alunos que apresentarem sinais de evasão.

Por todas essas razões, se faz urgente a aprovação do PL 3477/20, que dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e professores da educação básica pública, e do PL 2949/2020, que estabelece uma estratégia nacional para o retorno às aulas, ambos de minha coautoria.

Diante de um governo que despreza, pois desconhece, o valor da educação, com toda a certeza é mais fácil cruzar os braços e dizer que nada pode ser feito. Fácil e desastroso.


São em momentos como esse que temos a possibilidade de mostrarmos se o nosso compromisso com a educação persiste para além dos discursos e do que é cômodo. Disso depende o futuro de milhões de jovens e do nosso país.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.