Tabata Amaral

Cientista política, astrofísica e deputada federal por São Paulo. Formada em Harvard, criou o Mapa Educação e é cofundadora do Movimento Acredito.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tabata Amaral

Estado capturado

Necessidade de melhorar a eficiência dos serviços públicos não pode ser desculpa para aparelhamento do Estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar das bravatas do presidente, uma eventual ruptura democrática dificilmente repetiria 1964, quando tanques tomaram as ruas do Rio de Janeiro. O mais provável é um processo de corrosão gradual e quase imperceptível das nossas instituições. Esse é o objetivo de Bolsonaro quando ataca a imprensa e questiona a segurança das urnas eletrônicas, para citar apenas dois exemplos. A Reforma Administrativa proposta na PEC 32/20 tem tudo para ser mais um degrau na fragilização da nossa democracia.

O projeto encaminhado pelo governo dá superpoderes ao Presidente da República, que estaria autorizado a extinguir cargos e órgãos inteiros por decreto, sem precisar da anuência do Congresso.

Ao propor o fim da estabilidade para parte do serviço público, a PEC permitiria ainda que um governante demitisse um médico que não prescreveu cloroquina ou um estatístico que publicou um estudo que o desagradou.

É importante ressaltar que defender a estabilidade não significa ser contrário à possibilidade de demissão de servidores com baixo desempenho. Nós precisamos sim de uma lei que regulamente a avaliação de desempenho, prevista em nossa Constituição desde 1998, mas não é isso que o governo está propondo.

Acabar com a estabilidade não trará eficiência, mas apenas descontinuidade de políticas públicas e perseguições políticas constantes.

Também me preocupa a PEC permitir que servidores comissionados, que são indicados políticos, exerçam cargos técnicos. Para além do aumento dos cabides de emprego, o impacto dessa medida fica evidente quando vemos que só 38% dos profissionais atualmente em cargos comissionados no MEC possuem alguma experiência em educação, segundo boletim da COMEX MEC.

Esses são três dentre inúmeros problemas de uma proposta cujo objetivo principal é aparelhar o Estado e manter privilégios. Não à toa, apresentei dez emendas ao texto, retirando retrocessos e propondo avanços nas discussões que realmente importam.

Proponho a inclusão de militares e membros do Judiciário e do Legislativo na reforma, o corte de privilégios e supersalários, mais mobilidade na alocação de pessoal, diretrizes nacionais para avaliações periódicas de desempenho e gratificação por resultado, e que a administração pública se paute pela diversidade de gênero e raça, tanto no ingresso no serviço quanto nos cargos de chefia.

Sem essas mudanças, essa reforma administrativa não terá o meu apoio, pois não só enfraquecerá as nossas instituições como ficará distante daquele que deveria ser o seu principal objetivo: trazer mais eficiência e melhorar a qualidade dos serviços públicos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.