Tabata Amaral

Cientista política, astrofísica e deputada federal por São Paulo. Formada em Harvard, criou o Mapa Educação e é cofundadora do Movimento Acredito.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tabata Amaral
Descrição de chapéu enem

Você gabaritaria o Enem de Bolsonaro?

Quem lê as folhas deste jornal muito provavelmente sabe as respostas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Questão 1. O nosso sistema político é dividido em três Poderes, seguindo proposta do filósofo francês Montesquieu. Qual das características abaixo não deve ser levada em conta ao se nomear ministros do Supremo Tribunal Federal?

A) Que seja terrivelmente evangélico; B) Que queira beber cerveja com o presidente; C) Que queira almoçar com o presidente uma vez por semana; D) Que tenha reputação ilibada e notável saber; E) Que queira abrir as sessões com uma oração.

Questão 2. O governo passa por uma grave crise fiscal, com uma dívida pública em torno de 80% do PIB. Qual despesa deve ser a primeira a ser cortada?

A) Supersalários do setor público; B) Cartão corporativo do presidente; C) Orçamento secreto; D) Orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; E) Propaganda para promover a imagem do presidente.

Questão 3. Por que o Brasil segue com resultados abaixo do esperado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio?

A) Faltam escolas em tempo integral; B) Faltam políticas que olhem para a qualidade do ensino; C) Por causa do kit gay, sexualização nas escolas e doutrinação dos alunos; D) Falta experiência prática na formação inicial e continuada dos profissionais da educação; E) Pobreza multidimensional.

Questão 4. O que os povos indígenas querem?

A) Preservação do meio ambiente; B) Política de saúde indígena; C) Respeito à sua cultura; D) Vender as suas terras e serem "integrados à sociedade"; E) Demarcação de suas terras.

Questão 5. Quais dessas medidas são eficientes para combater a corrupção?

A) Aparelhar os órgãos de controle e desmontar a legislação vigente; B) Eleger pessoas comprometidas com a pauta; C) Construir instituições fortes, independentes e corretamente fiscalizadas; D) Regulamentar o lobby; E) Fortalecer a Justiça Eleitoral.

Questão 6. Qual é a melhor forma de enfrentar as mudanças climáticas?

A) Matriz energética sustentável; B) Combate ao desmatamento; C) População fazendo cocô dia sim, dia não; D) Modais de transporte menos poluentes; E) Modelos econômicos de desenvolvimento sustentável.

Quem lê as folhas deste jornal sabe o gabarito: um Enem feito por Bolsonaro teria como respostas as letras D, D, C, D, A, C.

Graças aos servidores públicos do Inep, as questões acima ainda pertencem a uma realidade distópica. Mas, infelizmente, a visão retratada por elas guia o presidente no seu dia a dia. Do nosso lado, sigamos batalhando para não reprovarmos nas eleições de 2022, garantindo assim que os valores democráticos, a ciência e o combate às desigualdades voltem a ser o norte do nosso país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.