Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu Governo Trump

EUA estão em campanha aberta para evitar que chineses chefiem organismos internacionais

Assessor de Trump busca atiçar um sentimento anti-China entre os membros da ONU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um artigo publicado no Financial Times nesta semana conclama os membros das Nações Unidas a impedir que uma chinesa seja eleita para chefiar a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). 

O artigo é assinado por Peter Navarro, assessor do presidente dos EUA para comércio e manufatura.

Na próxima semana, a OMPI deverá eleger seu próximo diretor-geral. Navarro sugere que o órgão teria acesso a 43 milhões de documentos relacionados a pedidos de patentes e a informações comerciais sensíveis de todo o mundo. 

O embaixador de Pequim na ONU, Chen Xu, durante entrevista; ao fundo, pano azul com emblema da ONU
O embaixador de Pequim na ONU, Chen Xu, durante entrevista sobre a próximas eleições da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, em Genebra; país apresentou a candidatura da chinesa Wang Binying - Fabrice Coffrini - 26.fev.2020/AFP

Argumenta que seria um erro permitir que uma chinesa presidisse a organização. Busca atiçar um sentimento anti-China entre os membros da ONU ao associar o país a roubo de propriedade intelectual. Não chega a dizer isto, mas semeia medo ao sugerir que não dá para deixar a raposa cuidando do galinheiro.

Com argumentos que variam em função da organização internacional em jogo, os americanos estão publicamente defendendo a linha de que qualquer um é preferível a um chinês na chefia de organismos internacionais. 

Esse texto no Financial Times defende explicitamente que os EUA e o restante da ONU ajam rapidamente para avaliar —e contra-arrestar— o que chama de esforços mais amplos da China para controlar organizações internacionais.

Mais que tudo, o artigo revela o incômodo dos EUA com a ascensão da China como potência. Sim, a China de hoje é mais assertiva no plano externo —e quem não seria nas mesmas condições? 

Não surpreende, por exemplo, que a publicação omita o entendimento não escrito (mas infalível até agora) de que o Banco Mundial deve ser sempre liderado por um americano, e o FMI, por um europeu. 

Tem funcionado assim desde que as duas instituições foram criadas ao final da Segunda Guerra Mundial. 

O arranjo refletia a realidade da política internacional do momento e os interesses dos arquitetos do sistema. 

Para desgosto de alguns, é natural que a nova realidade do mundo também se reflita nas organizações internacionais de hoje.

O artigo traz um argumento meritório —o de que nenhum país deve ter seus cidadãos ocupando a liderança de várias organizações internacionais ao mesmo tempo. Fora isso, não sobra muito das ideias de Navarro.

Ex-professor na Universidade da Califórnia, ele publicou vários livros, muitos deles com críticas ácidas à China. Neles, citou diversas frases de Ron Vara, apresentado como economista formado em Harvard. 

No ano passado, descobriu-se que o tal economista não existe, que Navarro inventou e citou Ron Vara (trocadilho de Navarro) para reforçar suas próprias ideias. 

A revelação fez com que seu livro “Death by China” fosse reimpresso para incluir a informação de que a obra contém um personagem fictício. 

Tenho dúvidas se uma campanha anti-China via Financial Times ajuda a causa americana. 

Ao ler o texto, talvez ocorra a alguém desta administração americana repensar a maneira de encarar o crescimento chinês. 

Uma coisa é clara: é muito arriscado maltratar aliados num dia e pedir seu apoio para conter a China no outro. Esse talvez seja o único efeito positivo do artigo para o governo Trump. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.