Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

O que Biden quer da China?

Maior desafio da política externa de um governo democrata requer explicações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São reais as chances de que, em menos de cem dias, Joe Biden seja eleito presidente dos EUA.

Analistas em todo o mundo especulam quais seriam as grandes linhas de sua política externa. No esforço de fazer os EUA “voltarem à normalidade”, como diz Biden, a diplomacia americana sob nova administração seria diferente da folia dos anos Trump tanto na forma quanto no conteúdo.

Na forma, a grande mudança estaria no esforço de reparar alianças e restaurar a confiança entre parceiros, algo que Trump, como ninguém, soube destruir. No conteúdo, assumiriam importância na agenda temas como mudança climática e direitos humanos, assuntos desprezados pelo atual presidente.

O candidato democrata à Presidência, Joe Biden, após discursar em Darby, na Pensilvânia
O candidato democrata à Presidência, Joe Biden, após discursar em Darby, na Pensilvânia - Jonathan Ernst - 17.jun.20/Reuters

O grande desafio da política externa de Biden, no entanto, seria conceber e implementar uma estratégia adequada em relação à China.

É preciso reconhecer que, desde que Biden deixou a vice-presidência, em janeiro de 2017, houve uma mudança brutal de percepção nos EUA em relação à China:

1) Passou a haver consenso no establishment americano de que a China representa, no mínimo, um rival estratégico. Para muitos, um inimigo.

2) A avaliação dos americanos sobre a China despencou. 73% dos adultos têm uma visão desfavorável da China, um aumento de 26 pontos percentuais desde 2018, segundo o Pew Research Center.

Nesse contexto, mesmo que quisesse, Biden não teria como simplesmente restaurar as políticas pré-Trump.

Ambos os candidatos defendem ser necessária uma postura mais firme em relação à China. Mas o que exatamente os EUA estariam buscando?

O time de Trump parece acreditar que vale a pena investir em mudança de regime na China. Isso passaria por aniquilar o Partido Comunista Chinês, “uma ameaça para a humanidade”, nas palavras do atual secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

Mudança de regime já foi estratégia testada e reprovada, como no Iraque e na Líbia. É ilusão achar que funcionaria com a China.

O time do atual presidente também defende o "decoupling", um descolamento da economia americana em relação à chinesa. Essa estratégia, além de impor custos exorbitantes aos próprios EUA, exigiria, para funcionar, que outros países-chave tomassem partido dos americanos, o que não é garantido.

Depois de quase quatro anos no poder, não é claro o que Trump quer da China.

E Biden? Seria possivelmente mais eficaz que o atual presidente, sobretudo porque seria mais hábil em trabalhar com outros países na defesa dos interesses americanos.

Além disso, temas como liberdade de expressão em Hong Kong e direitos humanos em Xinjiang ganhariam importância na agenda, para desgosto de Pequim.

A tomar pelo rascunho da plataforma democrata para 2020, Biden rejeitaria a lógica de uma nova Guerra Fria e resistiria à imposição unilateral de tarifas.

Diante do sentimento anti-China nos EUA, não surpreende que os dois candidatos estejam disputando quem seria mais duro em relação ao país asiático. A competição retórica amarra Biden e reverberará mandato adentro, caso seja eleito.

É perigoso que Biden permita que Trump indiretamente defina balizas para sua política em relação à China. Quanto mais Trump acusa Biden de ser fraco em relação à China, mais o democrata se sente compelido a mostrar sinais de força.

E menor passa a ser o espaço, necessário, para a cooperação entre as duas grandes potências em temas urgentes como combate à pandemia e recuperação econômica global.

O time de Biden ainda precisa articular de maneira coerente, afinal, o que pretende da China. Ser firme, incluir novos temas na agenda e trabalhar com aliados não bastam para caracterizar uma estratégia.

O grande desafio da política externa de Biden merece esclarecimentos antes das eleições, por mais que o favorito nas pesquisas prefira, é claro, não colocar a mão nesse vespeiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.