Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu guerra comercial Brics

A resposta chinesa à guerra comercial

Como num jogo de weiqi, China busca vantagem relativa em vez da confrontação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chineses jogam weiqi, e os ocidentais, xadrez. Henry Kissinger, no seu livro "Sobre a China", recorre aos jogos de tabuleiro ao analisar as visões diferentes dos dois lados a respeito de estratégia e confrontação.

Se o xadrez valoriza a batalha decisiva, o weiqi —ou go, como também é conhecido— consiste numa campanha prolongada. O jogador de xadrez quer a vitória absoluta, o xeque-mate. O de weiqi busca gradualmente acumular vantagem relativa para cercar o oponente.

Xi Jinping, ao centro, e outros líderes na reunião anual do Partido Comunista em Pequim
Xi Jinping, ao centro, e outros líderes na reunião anual do Partido Comunista em Pequim - Wang Ye - 29.out.20/Xinhua

O tabuleiro guarda paralelo com a vida real, segundo Kissinger. Sua reflexão faz pensar na resposta dos chineses à guerra comercial.

Pequim evitou confrontação direta, respondeu de maneira relativamente moderada à sequência de medidas americanas. Diante de barreiras tarifárias por parte dos EUA, os chineses retrucaram com tarifas, mas sempre num tom menor que o dos americanos.

Não restringiram investimentos dos EUA na China. Seguiram abrindo o mercado a conta-gotas, mas permitiram acesso, por exemplo, ao seu cobiçado setor financeiro por parte de gigantes como Mastercard e JPMorgan.

Pequim jogou o jogo ao permitir que o presidente-candidato Trump cantasse vitória com seu chamado acordo fase 1 em janeiro de 2019 —um proto-acordo anunciado com fanfarra, mas de resultados duvidosos.

Com tudo isso, a China está apenas administrando as tensões. Em paralelo, busca caminhos que lhe deem vantagem relativa e a longo prazo.

A mais importante reunião anual do Partido Comunista Chinês termina nesta sexta-feira (30). Autoridades do Partido —que são também do Estado— se reúnem para estabelecer o plano quinquenal 2021-2026, além de tratar de objetivos para 2035.

O plano quinquenal não é uma resposta aos EUA ou à guerra comercial, mas é uma peça que ajuda a explicar como o partido vê o jogo nos próximos anos.

Sob o novo plano, a expressão críptica “estratégia da circulação dual” vira palavra de ordem. Trata-se de ênfase na autossuficiência, no consumo doméstico e nos investimentos em tecnologia e inovação.

Pequim estará imbuída do propósito de fazer a China menos dependente do exterior —incluindo do humor de autoridades estrangeiras e de países mais resistentes a produtos, investimentos e influência chineses.

Xi Jinping já havia apontado nessa direção em visita recente a Shenzhen, cidade que sedia Huawei, Tencent (do WeChat) e outras tantas afetadas por medidas americanas.

Disse que a China deve elevar a autossuficiência a um outro patamar. Quer que o país enfrente os gargalos que o deixam vulneráveis a medidas de outras capitais —por exemplo, restrições americanas às exportações de semicondutores para empresas chinesas.

A China apressa-se em dizer que segue aberta a investimentos estrangeiros. No entanto, vai olhar mais para dentro agora. O exercício é convencer os demais de que isso não significa fechar-se para o mundo.

A verdade é que, depois de ter surfado a onda da hiperglobalização, Pequim sabe que o tempo fechou e a maré virou. Sente o impacto das medidas americanas, vê ícones da inovação nacional sob ameaça não apenas nos EUA. Com a guerra comercial, os americanos fizeram mal a si mesmos —empresas, consumidores e contribuintes—, mas também atingiram os chineses.

Na sua reação à guerra comercial, a China evita confrontação direta com os EUA. Responde à sua maneira para mitigar os riscos de um ambiente externo desfavorável. Busca aproveitar as vantagens do seu mercado doméstico e investe em tecnologia para tornar-se mais competitiva que seus oponentes.

Como poucos, tem capacidade de mobilizar recursos para implementar um plano. Pequim joga com as peças que tem, no tabuleiro em que sabe jogar.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.