Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu Folha, 100

Fazer uma cobertura informada sobre a China é desafio para a Folha

A tarefa de acompanhar e entender melhor o país asiático é urgente no Brasil e no Mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No embalo das comemorações do centenário da Folha, um leitor me sugeriu analisar a cobertura que o jornal fez da China nesses 100 anos. Sinto desapontar o exigente leitor. Mas a sugestão me fez pensar sobre a China na imprensa estrangeira, e na Folha em particular.

Dado o nível de desconhecimento sobre China —não apenas, mas também no Brasil—, a tarefa de acompanhar e entender melhor o país asiático é urgente. Para isso, faltam correspondentes estrangeiros na China. Faltam sinólogos no Brasil. Falta gente que navegue entre culturas diferentes, que fale mandarim, que capture as nuances.

No Brasil e em outras partes, sobram opiniões apaixonadas, posições categóricas e visões definitivas sobre China. Faltam informação e análise.

Turistas visitam Jardim Yuyuan, em Xangai
Turistas visitam Jardim Yuyuan, em Xangai - Chen Fei/Xinhua

É impossível entender minimamente o mundo hoje sem conhecer um pouco da China. Disse isso há mais de 70 colunas, quando comecei a escrever para a Folha. Segue valendo hoje. Para quem perdeu a notícia, a China deve ser a primeira economia do mundo antes de 2030. A pandemia antecipou as previsões. Claro, a economia não explica tudo, mas seguramente importa e tem repercussões sobre outros aspectos da vida internacional.

Para complicar, o mundo está na mão de pouquíssimos veículos da imprensa estrangeira baseados aqui. São eles que filtram o que se acompanha da China no exterior. Na falta de uma cobertura mais rica e diversa, são basicamente a revista britânica The Economist e os jornais The New York Times (EUA) e Financial Times (Reino Unido) que informam a opinião pública internacional sobre a China. Há outros, claro, mas são literalmente uns poucos que pautam as conversas, fora da China, a respeito do país.

Se não bastasse isso, com as tensões entre China e EUA, jornalistas tiveram credenciais cassadas de ambos os lados no ano passado. E um punhado de jornalistas estrangeiros com experiência na China deixaram o país, limitando ainda mais a cobertura estrangeira aqui.

No ano passado, a Folha tomou a decisão acertada de estabelecer uma parceria com o Caixin, um dos poucos veículos que, da China, fazem reportagem investigativa. O Caixin, ademais, costuma explorar ângulos mais originais ao tratar do país. Um olhar chinês sobre a China obviamente importa, e a Folha agregou diversidade à sua cobertura. Um correspondente do jornal aqui seria claramente um ganho ainda maior para o leitor.

Em se tratando de China, há ainda um mundo a ser explorado pela imprensa brasileira. Pensei nisso enquanto a Globonews esmiuçava, condado a condado, os votos das eleições presidenciais americanas numa maratona que se estendeu por dias.

Pensei na nossa ignorância sobre China quando vi a bela série que a Folha publicou, no contexto das eleições nos EUA, investigando “os diferentes microcosmos que são cada um dos 50 estados americanos”.

Não pude deixar de me perguntar se o leitor saberia dizer o nome de cinco províncias chinesas. Três? Não, cidade não conta. Falando em cidade, um dia ainda vou escrever sobre Chongqing. A maior cidade do mundo de que ninguém nunca ouviu falar.

Aliás, no ano em que a Folha completa 100 anos, quem também comemora o centenário é o Partido Comunista Chinês. Vou aguardar uma reportagem especial sobre esse tema. Presente do jornal para o leitor.

Fazer uma cobertura informada e equilibrada, trazer análises e opiniões bem fundamentadas sobre a China não é desafio apenas da Folha, é da imprensa de todo o mundo. Mas o jornal tem lá seus leitores exigentes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.