Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu China Ásia

Altamente disputado, exame de admissão no ensino superior chinês reflete valores do país

Nesta semana, 10,78 milhões fizeram as provas do gaokao, única porta de entrada para a universidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Os recipientes para leite são sempre caixas quadradas; os recipientes para água mineral são sempre garrafas redondas; garrafas redondas para vinho são normalmente acondicionadas em caixas quadradas. Escreva uma redação sobre a filosofia sutil do redondo e do quadrado.” Eis um exemplo de questão do exame de ingresso no ensino superior chinês, o gaokao.

Nesta semana, 10,78 milhões de chineses fizeram as provas do gaokao em todo o país. O maior exame do mundo consiste basicamente na única porta de entrada para a universidade na China.

Estudantes saem de escola depois de terminar o primeiro dia do 'Enem chinês', chamado de gaokao, em Pequim
Estudantes saem de escola depois de terminar o primeiro dia do 'Enem chinês', chamado de gaokao, em Pequim - Noel Celis - 7.jun.21/AFP

Aqui, os candidatos listam suas universidades de preferência, e a nota nesse exame nacional define se o aluno tem acesso a alguma delas. O gaokao é parte do sonho chinês, é caminho para ascensão social, para empregos melhores, para uma vida longe das fábricas e do campo. Em vários aspectos, o gaokao se aproxima do Enem ou do vestibular no Brasil. Mas o valor da educação na sociedade chinesa é muito diferente. A importância do gaokao no imaginário coletivo é outra.

Durante os dias do exame, motoristas são proibidos de buzinar perto dos locais de teste. Alunos podem ter prioridade no transporte público. Templos recebem oferendas de familiares ansiosos. Pais já bloquearam ruas para que o barulho dos carros não atrapalhasse a compreensão oral do exame de inglês dos seus filhos, como me conta o podcast Pagode Chinês, num ótimo episódio sobre o gaokao.

Praticamente toda a vida escolar dos chineses é orientada para o teste. São 12 anos que culminam no momento do vai ou racha. Pais se sacrificam pelo sucesso dos filhos no gaokao, o que se traduz em pressão sobre as crianças desde cedo.

Algumas universidades estrangeiras, incluindo Cambridge, reconhecem o resultado do gaokao nos seus processos de admissão. O mais interessante, no entanto, é que muitas famílias chinesas com condições financeiras mandam os filhos estudar no exterior quando suas notas no gaokao não lhes asseguram acesso a uma boa universidade na China. Nesses casos, estudar fora pode vir a ser o remédio para um desempenho ruim no gaokao.

As críticas ao modelo não surpreendem. O gaokao acaba enviesando todo o sistema educacional, valorizando a cultura do teste em prejuízo de uma formação mais completa. Escolas teriam virado fábricas preparatórias para o gaokao. Além disso, a pressão excessiva tem repercussões na saúde mental, autoestima e sociabilidade dos adolescentes.

China, Terra do Meio

Receba toda sexta-feira um resumo das principais notícias da China no seu email

A realidade é que, apesar disso, o gaokao reflete valores importantes da sociedade chinesa. O país tem história milenar de exames para o ingresso no serviço público. Para se tornar um “mandarim”, um burocrata na China imperial, havia uma prova. A educação e a meritocracia têm raízes culturais profundas.

Além disso, o esforço, a disciplina e o trabalho duro são valores confucionistas —e endossados com gosto pelo discurso oficial de hoje. E mais: na China contemporânea, é grande a pressão para ser bem-sucedido e ter boas condições de vida. O gaokao se encaixa perfeitamente bem nesse caldo cultural.

Há vozes que propõem reformas no sistema, mas a tarefa não é fácil. Em 2016, uma das melhores escolas de Nanjing ajustou seu currículo para valorizar a criatividade, estimular atividades em grupo etc. O desempenho dos alunos no gaokao caiu. Revoltados, os pais fizeram manifestações em frente à escola. O diretor liberal deu meia-volta, as mudanças foram revertidas e tudo voltou ao que era antes.

Possivelmente os alunos da escola de Nanjing hoje conseguem discorrer sobre a filosofia sutil do quadrado e do redondo. Para alívio dos pais —e para o meu espanto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.