Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu China Ásia clima

Crise energética na China evidencia desafios da transição climática

País precisa de consistência entre o esforço interno e o externo, e proibição de novas usinas a carvão deve ser horizonte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim aproveitou os holofotes da Assembleia-Geral da ONU deste ano para se cacifar como potência climática. Prometeu deixar de construir usinas a carvão no exterior. Há um ano, na reunião de 2020, já havia anunciado a meta de atingir a neutralidade de carbono até 2060.

O anúncio de 2021 traz ganhos de reputação a Pequim. Na sequência dele, o secretário-geral da ONU disse que descontinuar o uso do carvão no plano global é o passo individual mais importante para atingir o objetivo do Acordo de Paris.

A decisão chinesa, claro, contribui para a redução global de emissões. E também coloca pressão para que outros países assumam mais compromissos climáticos, reforçando esse resultado.

Trabalhador em um depósito ao lado de uma mina de carvão na província chinesa de Heilongjiang - Jason Lee - 24.out.15/Reuters

Além disso, com a torneira fechando para projetos movidos a carvão mundo afora, a demanda energética dos países afetados precisa ser atendida de outra forma. Investimentos energéticos da China no exterior vão mudar. Mas a origem das empresas envolvidas, não. Empresas chinesas dedicadas a energia solar e eólica saem ganhando.

No entanto, a decisão de Pequim, focada em termelétricas no exterior, acaba por chamar a atenção para o que acontece dentro do território chinês.

É inevitável o contraste entre o novo compromisso e o uso abundante de carvão no próprio país. As usinas chinesas produziram, no ano passado, mais da metade da energia gerada a carvão em todo o mundo.

Mesmo depois do compromisso com a neutralidade de carbono, a China seguiu aprovando financiamentos, autorizando a exploração de novas minas e construindo, no país, mais usinas termelétricas –que, naturalmente, não são planejadas para durar um par de anos. Muitos questionam a credibilidade do compromisso chinês.

Para atingir a neutralidade de carbono no prazo previsto, um estudo da Universidade de Tsinghua indica que o carvão teria que responder por apenas 3% da matriz energética em 2060. Hoje, essa fatia é de quase 60%. Fontes de energia eólica e solar teriam que dar conta de impressionantes 23% e 24% da matriz. Atualmente, a fatia de cada uma delas é inferior a 4%.

Reduzir a dependência do carvão não é fácil, como a realidade teima em insistir. Poucos dias depois do anúncio climático na ONU, veio o anticlímax: começaram a aparecer notícias de racionamento de energia na China, afetando ao menos dez províncias do país.

Além da alta do preço do carvão, a crise energética estaria associada ao grau de ambição elevado das metas energéticas que Pequim definiu para autoridades locais. Para entregar resultados para o governo central, as províncias estariam controlando a oferta de energia.

A crise energética atual dá indícios do tamanho do desafio de planejar a transição climática da segunda economia do mundo e campeã global de consumo energético e emissões de CO2.

Para exercer um papel de liderança na agenda climática, a China precisa de consistência entre o esforço interno e o externo. Entre o que diz e o que faz. Entre as metas intermediárias e o grande objetivo da neutralidade para 2060.

Em 2020, Pequim prometeu controlar suas próprias emissões. Em 2021, comprometeu-se com bom comportamento no exterior. No futuro próximo, Pequim teria que proibir a construção de novas usinas a carvão dentro do país, a exemplo da promessa válida para fora do seu território.

A credibilidade da China como potência climática exige coerência. Diante do tamanho do desafio, requer também coragem e competência. Afinal, até para um partido superpoderoso, não é trivial que holofotes em Nova York contribuam para a falta de luz em Jiangsu, Guangdong ou Zhejiang.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.