Tati Bernardi

Escritora e roteirista de cinema e televisão, autora de “Depois a Louca Sou Eu”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tati Bernardi

Da pelves ao crânio, todos queriam férias na praia do Espelho

As fases de desenvolvimento da coluna do bebê são inversamente proporcionais às dos seus pais

Na terceira e última fase de um joguinho chamado “Esqueleto x Berço”, o estrado está mais perto do chão e Super Mamy Bros precisa, além de resgatar a princesa várias vezes para mamar, fazer infinitas sessões de fisioterapia, acupuntura, shiatsu e pilates.

Desde a primeira etapa do berço, quando só a lombar reclamava (sobretudo do verbo “pinçar”, que lhe foi atribuído sem que ela entendesse o significado), quando meus braços encontravam o delicioso corpinho de um recém-nascido sem travar grandes embates do grande dorsal com o fundo do poço, amigos do reino encantado da maternidade já haviam avisado que o buraco era literalmente mais embaixo.

No estágio dois, o ciático mandou avisar que faria paralisação por melhorias, o elevador da escápula enguiçou no último andar e da pelve ao crânio todos queriam férias na Praia do Espelho.

As fases de desenvolvimento da coluna do bebê são inversamente proporcionais às dos seus pais: quanto mais minha filha fortalece e alinha as pequenas e maravilhosas vértebras, mais eu vou encurvando, amassando e entortando os ossos.

Ilustração da coluna da Tati Bernardi
David Magila

Ontem vi uma senhorinha andando por Perdizes com o queixo próximo do umbigo e pensei: “De certo deu muitos colos a muitos filhos e por muito tempo”. Nessas horas, Caetano que me perdoe, mas é impossível não rimar amor com dor.

Para complicar, durante a amamentação não se pode tomar relaxantes musculares e é bom evitar anti-inflamatórios. As tensões mal resolvidas vão abraçando enxaquecas, torcicolos e cansaços extremos e, também para todos esses, é melhor não fazer uso de nenhum medicamento. 

Você está feliz, claro. Apaixonada, obviamente. Amando mais do que o amor é capaz, com certeza. Contudo, de “sacro” cheio das dores e achando que a vida “tá osso”, você se torna uma daquelas tiazolas que fazem péssimos trocadilhos e passam o dia gemendo (mesmo não lembrando mais como era ter uma vida sexual ativa). 

E onde essa colunista quer chegar com isso? Em lugar nenhum, até porque travei agora também meus joelhos. A verdade é que se o berço tivesse ainda mais vinte penosos estágios de açoitamento torácico, eu iria para a luta com um sorriso no rosto.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.